Novos teclados da Apple agora têm botões customizados para Mission Control e Launchpad

Novas teclas de atalho em Apple Keyboard

O lançamento do OS X Lion marca o início de uma nova era para os teclados da Apple. Mas calma, não haverá nenhuma mudança de design, adição de trackpad ou teclas que reconhecem gestos… ainda. Conforme é possível ver na imagem abaixo, capturada pelo iSpazio, a mudança é mínima, mas vai fazer toda a diferença.

Publicidade

Novas teclas de atalho em Apple Keyboard

Assim como os MacBooks Air lançados anteontem, todos os futuros teclados da Maçã passarão a ter novas teclas de acesso ao Mission Control (cujo desenho é quase idêntico à tecla Exposé, só que sem moldura) e ao Launchpad (seis quadradinhos em duas linhas). Infelizmente, a tecla de acesso ao Dashboard foi removida: para acessá-lo, você deverá configurar um canto de tela ativo ou navegar até o Space dedicado para ele.

O que me faz perguntar: será que ninguém mais usa os próprios produtos, na Apple? Tecla exclusiva para o Launchpad?! Essa onça pode ser acessada por um gesto multi-touch ou pelo ícone no Dock; pra que uma tecla exclusiva? E eu quero um, apenas UM bom motivo para essa tecla redundante substituir a do Dashboard. “Ah, mas o Dashboard agora tem um Space próprio…” BALELA!

Publicidade

Se eu quiser pescar uma informação rápida num widget (a cotação da AAPL, por exemplo) e voltar pro que eu estava fazendo, agora preciso ir até o Dock, usar um canto de tela ativo ou então, se o Dashboard não estiver configurado como overlay, passar por todos os Spaces ativos — basta um app em tela inteira para esse processo ser um inferno. Já o Launchpad, que é algo de uso mais raro e não presume idas e vindas rápidas (na verdade, ele já funciona assim: você escolhe um app e já está fora), tem três formas de acesso, sendo uma delas uma. Maldita. Tecla. No hardware!

Sim, devo dizer que discordo dessa decisão. :-/

[via 9 to 5 Mac]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…