O melhor pedaço da Maçã.

Duas Apple Retail Stores falsas são fechadas na China, mas três continuam em operação

Apple Retail Store falsa

Eis os primeiros resultados da investigação sobre Apple Retail Stores falsas na China: de cinco lojas visitadas por autoridades locais, apenas duas foram fechadas. O mais engraçado é que, segundo a Reuters, a razão para isso foi os estabelecimentos não terem alvará — ou seja, eles seriam fechados mesmo se não estivessem explorando indevidamente uma marca alheia.

Publicidade

Isso me faz lembrar do Al Capone, que cometeu uma infinidade de crimes, mas foi pra cadeia por sonegação de impostos. 😛

Apple Retail Store falsa

O advogado do dono das três “Apple Stoers” que continuaram abertas afirmou, segundo a Bloomberg, que seu cliente estava “fazendo um favor” à Apple (afinal de contas, ele vendia produtos originais) e tem pleno direito de “investir em quantas lojas quiser”, contanto que não quebre a lei — imagino que, na cabeça dele, leis de proteção à propriedade intelectual sejam de mentirinha. Vale ressaltar que, mesmo na China, empresas são proibidas de copiar o “look and feel” de estabelecimentos de outras companhias.

Publicidade

Montar uma loja cheia de produtos da Maçã e com uma decoração similar à das lojas dela está longe de ser ilegal — pra falar a verdade, o visual de uma Retail Store é até fácil de copiar e o resultado geral é benéfico para os consumidores. O problema está é em explorar a marca da Apple sem autorização e querer se passar por lojas oficial.

Quer montar uma loja com decoração inspirada na de uma Retail Store? Fique à vontade! Só que você passa do limite no instante em que põe uma maçã mordida na fachada ou no uniforme dos funcionários. Adicionalmente, se a patente que a Apple quer registrar quanto à decoração de suas lojas for aprovada, pelo menos alguma diferença seu ponto vai precisar ter, para não acabar na ilegalidade. Fachada de alumínio e vidro combinada com móveis em tons claros de marrom serão verboten, de uso exclusivo da Maçã.

[via AppleInsider, TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App do Facebook para iPad já está à solta, escondido dentro da versão para iPhones/iPods touch

Próx. Post

O que o padrão Bluetooth 4.0 pode trazer para a sua vida

Posts Relacionados