O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: teclado acústico, ícone do Photo Booth e interface do iPad

Ícone do PhotoBooth

Nem só de touchscreens viverão os geeks! Se depender de uma patente recente da Apple, os teclados do futuro poderão ficar mais finos, super-resistentes e completamente planos, desprovidos não apenas de teclas (por que chamá-los de “teclados”, então?), como também de telas. Uma forma de construir um periférico desse tipo seria com sensores acústicos — algo que a Apple já vem explorando há um tempo.

Publicidade

Patente de teclado acústico

Fazendo cálculos de triangulação, um teclado acústico poderia determinar a posição em que o usuário toca a superfície, traduzindo as coordenadas em uma determinada letra, numeral ou símbolo. Além disso, seria possível usar sensores capacitivos em certas regiões para manter a função de teclas modificadoras, como o Shift.

Sem as teclas físicas para orientar o usuário em situações de baixa luminosidade, tal periférico teria que ser iluminado por LEDs aliados a microperfurações e contaria ainda com um sistema de feedback háptico para registrar toques. Alternativamente, uma tela poderia ficar abaixo de uma superfície de vidro e prover a orientação necessária, o que não tornaria o uso de displays 100% descartado, apesar de eles passarem a ser comuns, e não sensíveis ao toque como nos iGadgets atuais.

Publicidade

· · ·

Em seus registros de marcas, a Apple protegeu os ícones de um dos seus apps mais famosos entre novatos no mundo Mac/iOS: o Photo Booth. Qual é a primeira coisa que um n00b faz quando pega um Mac ou iPad 2? Isso aí: ele vai fazer caretas no Photo Booth, e agora a famigerada cabine com uma cortina vermelha e um banquinho é marca registrada da Maçã.

Registro do ícone do PhotoBooth no iPad

Uma curiosidade, nesse registro: enquanto o ícone do Photo Booth no OS X foi enviado para registro com os típicos 512×512 pixels, vale notar que a versão para iOS tinha absurdos 944×944 pixels! [Clique na imagem acima, para ver o tamanho completo.] Qual o motivo para um overkill desses? Como diria Dona Milu, “Mistééério…”

Registro da barra de multitarefa no iPadRegistro de interface de pastas no iPad

Além desses registros, também foram protegidas as interfaces das pastas, da barra de multitarefa e do Game Center no iPad, além de ter sido publicada também uma patente para o teclado de Emoji, liberado no iOS 5 e agora também acessível no OS X Lion.

[via Patently Apple: 1, 2, 3]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple corrige problemas no Mac OS X 10.6.8 com update suplementar

Próx. Post

FutureTap atualiza aplicativo Para Onde?, agora com tradução completa para o português do Brasil

Posts Relacionados