O melhor pedaço da Maçã.

Por algum motivo, Time Machine do Lion agora só restaura bibliotecas inteiras do iPhoto

Ícone do Time Machine

Imagine a seguinte situação: um casal de namorados briga e a moça decide banir o rapaz de seu iPhoto, sistematicamente apagando todas as imagens dele; uma semana depois (durante a qual a agora ex-namorada saiu com as amigas para vários lugares), os dois fazem as pazes e a mocinha usa o Time Machine para recuperar as fotos que apagou. Bem, se essa garota fictícia estiver usando o OS X Lion no Mac dela, não haverá muito o que escolher: ou restaura toda a biblioteca do iPhoto a um ponto no passado, ou nada.

Publicidade

Modo tela cheia no iPhoto

E então, o que fazer? Recuperar as fotos do namorado, ou preservar as imagens do casamento, da ida à praia, das festas e da visita ao museu que ela fez durante a semana em que os dois ficaram separados? Difícil.

Infelizmente, o Time Machine no OS X Lion agora põe os usuários diante desse tipo de conflito, pois não é mais possível recuperar apenas uma ou outra imagem da coleção: ou volta TUDO no tempo, ou não recupera NADA. Isso não só é oficial, como tem até uma página de suporte para dar a má notícia.

Além desse downgrade na funcionalidade do Time Machine, uma outra particularidade foi trazida pelo OS X Lion — esta, felizmente, menos amarga. Ao navegar pela interface de backups em um MacBook (branco, Pro ou Air), você poderá se deparar com dois tipos de backups: brancos e roxos [vide imagens abaixo].

Backup do iPhoto no Time MachineBackup local do iPhoto no Time Machine

Os brancos são cópias locais que podem ser restauradas mesmo sem estar conectado ao seu drive de backup, mas só se você estiver usando o iPhoto 9.1.5 (nenhuma versão anterior é capaz disso; mais informações podem ser vistas aqui). Contudo, mesmo esse processo poder ter efeitos colaterais, como a necessidade de reconstruir sua biblioteca ou a perda de slideshows e livros, portanto use com moderação.

O motivo para essas limitações ainda não está totalmente claro, mas pode ter a ver com mudanças feitas pela Apple no sistema de arquivos do Lion para suportar versões, salvamento automático e backups locais. Fiquemos na torcida para que um futuro iPhoto 9.1.6 traga de volta a possibilidade de restaurar imagens individuais (algo que pode nunca vir a acontecer); entretanto, quem ainda estiver usando uma versão anterior, como 8.x ou 7.x (este é o meu caso), não deverá receber nenhuma atualização para reabilitar a funcionalidade perdida.

[dica do Rodrigo Delgado]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple torna regras sobre assinaturas de conteúdos mais rígidas na App Store: Google, Kobo e WSJ são afetados [atualizado 2x]

Próx. Post

App do Facebook para iPad já está à solta, escondido dentro da versão para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados