O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá lançar um novo cabo USB reversível [atualizado: vídeo]

Suposto novo cabo USB reversível, da Apple

Suposto novo cabo USB reversível, da AppleNa semana passada o MacRumors divulgou algumas imagens que supostamente teriam sido tiradas dentro da Foxconn, uma das grandes parceiras da Apple na produção de iProducts.

Publicidade

Suposto novo cabo USB reversível, da Apple

Nesta semana, o site chamou atenção para uma nova imagem publicada por Sonny Dickson (famoso por ter bons contatos na Ásia e por “vazar” peças de iGadgets ainda não lançados):

https://twitter.com/SonnyDickson/status/500837230491860992

O que vemos acima seria um novo cabo USB reversível. Reparem na diferença interna dos conectores da imagem. No da esquerda, o conector dentro da case de metal fica na parte superior, enquanto que no da direita esse mesmo conector fica no meio. Esse “pequena” diferença seria capaz de transformar os atuais cabos USB — que só podem ser conectados em portas numa única direção — em reversíveis. Ou seja, o usuário não precisaria mais se preocupar qual é a direção certa para conectar o cabo na porta USB do seu computador, recarregador de iPhone/iPad, etc.

Suposto novo cabo USB reversível, da Apple

O próprio Dickson também divulgou a patente da Apple que cobre o invento, mostrando que esse cabo é algo possível, sim, de ser lançado.

Suposto novo cabo USB reversível, da Apple

Já pintaram até mesmo fotos da caixinha desse suposto novo cabo Lightning/USB.

Publicidade

O curioso disso tudo é que na semana passada nós informamos que o novo padrão USB (3.1; Tipo-C) já está pronto e que um dos grandes diferencias dele é justamente a reversibilidade. Por que, então, a Apple estaria investindo num novo cabo USB e não em adotar este novo padrão já aprovado?

Ninguém sabe ao certo, mas uma coisa chata desse novo padrão USB (3.1; Tipo-C) é que, por ser bem menor que o atual, ele não é retrocompatível. Ou seja, todos os acessórios os quais você tem hoje que utilizam um cabo USB não funcionarão com o futuro padrão, a não ser que algum acessório específico para isso seja lançado.

Publicidade

Criando esse novo cabo USB reversível, a Apple acabaria com um dos problemas que mais incomodam usuários sem a necessidade de alterar todo o ecossistema de acessórios que já existem hoje. Fazendo isso, a empresa poderia muito bem retardar um pouco a adoção desse novo padrão USB (3.1; Tipo-C), dando tempo para que empresas de acessórios lancem produtos compatíveis com ele.

Atualização, por Rafael Fischmann · 19/08/2014 às HH:MM

De ontem para hoje, Dickson publicou um rápido vídeo mostrando o novo cabo sendo testado:

YouTube video

Se pararmos para pensar, oferecer isso para usuários não poderia fazer mais sentido. A Apple destacou tanto o fato de o conector Lightning poder ser encaixado de qualquer lado, mas aí o usuário vai até a outra ponta do cabo e se depara com o mesmo problema de antes.

Tomara que esse rumor seja mesmo quente. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Comercial de Natal da Apple ganha um prêmio Emmy

Próx. Post

OS X Yosemite Developer Preview 6 é liberado para desenvolvedores

Posts Relacionados