O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

IMS Research: Apple e Samsung são as duas maiores potências do mercado de smartphones

Vendas de smartphones no Q1 2011 - IMS Research

“Oh, admirável mundo novo que tem tais habitantes!” O mercado de celulares não é mais o mesmo de cinco anos atrás… Não apenas os aparelhos à venda mudaram assustadoramente, se tornando úteis para coisas além de interromper reuniões e aporrinhar pessoas em salas de cinema, como também as empresas que fabricam e vendem estão numa espécie de dança das cadeiras em que gigantes que passaram tempo demais sentadas vêm sofrendo para voltar a se mover.

Publicidade

Dados de um levantamento da IMS Research apontam que 28% dos celulares vendidos em todo o mundo ao longo deste ano serão smartphones, num total de 420 milhões de unidades. Esse número deverá chegar a 1 bilhão de unidades em 2016, mais que dobrando a penetração de aparelhos inteligentes no mercado mundial de telefonia celular.

Vendas de smartphones no Q1 2011 - IMS Research

E quais serão as empresas a ocupar esse vasto espaço? Números do primeiro trimestre de 2011 apontam que as duas fabricantes com maior crescimento são Apple e Samsung, um claro sinal de que ambas têm potencial para dominar esse setor. Enquanto isso, Nokia e Research In Motion (RIM), outrora rainhas inabaláveis, estão vendo seus castelos ruírem sob a pressão dos novos tempos.

Publicidade

Tais dados, apesar de apontarem a tendência correta, já estão bem desatualizados: no segundo trimestre, a Nokia já foi ultrapassada pela Apple nas vendas de smartphones, enquanto a superioridade do Android como um todo a ultrapassou no começo do ano (vide o somatório de Samsung, HTC, Motorola e LG, no gráfico acima).

Se o futuro dos celulares são os smartphones, definitivamente a Nokia não parece desempenhar um grande papel nele — e até agora o Windows Phone 7 não deu sinais de que vai mudar isso.

[via BGR]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Busca do Google para tablets

Google experimenta novo layout de buscas otimizado para tablets

Próximo Artigo
Thunderbolt Display de lado com MacBook Air

Barclays Capital: novos Macs deverão impulsionar trimestre da Apple

Posts Relacionados