O melhor pedaço da Maçã.

Deezer e Epic elogiam UE após multa à Apple e tecem críticas à empresa

Deezer

Embora seja historicamente mais comedido em relação a críticas públicas à Apple (até mesmo oferecendo a opção de assinaturas dentro do app), o Deezer criticou as práticas da Maçã após a empresa ser multada pela Comissão Europeia por supostamente desrespeitar as leis antitruste do bloco.

Publicidade

Depois de ter assinado uma carta em conjunto ao Spotify e a outras empresas sobre a taxa da Maçã, a empresa se pronunciou sobre a punição através de seu CEO, Jeronimo Folgueira, o qual afirmou ser muito positivo ver a UE “mostrando prontidão para aplicar sanções firmemente as práticas anticompetitivas”.

Ainda por cima, Folgueira afirmou esperar que a Comissão Europeia, pegando o gancho da multa aplicada contra a Apple, avalie a atualização recente das Diretrizes da App Store na Europa “e deixe claro, sem dúvida, que o que foi proposto não é suficiente para cumprir com a Lei dos Mercados Digitais”.

Cobrar uma taxa anual de 50 centavos por download ou atualização de aplicativo é excessivo, impede o crescimento natural e torna proibitivamente caro escalar qualquer negócio de aplicativos de forma lucrativa.

Folgueira se refere à Taxa para Tecnologia Principal (Core Technology Fee, ou CTF) que será cobrada pela Maçã de proprietários de lojas alternativas e desenvolvedores que optarem por não seguir as regras atuais da App Store. Segundo ele, “não há benefício previsível em mudar para os termos comerciais alternativos da Apple”.

Epic Games também se pronuncia

Rival conhecida da Apple, a Epic Games também se pronunciou sobre a multa aplicada à Maçã — também por meio do seu CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. (e fundador) Tim Sweeney, que usou o X (ex-Twitter) para responder à carta da Apple direcionada principalmente ao Spotify e divulgada pela empresa nesta segunda (4/3).

“A negação é um rio que atravessa Cupertino! As amargas queixas da Apple simplesmente descrevem seu histórico relacionamento pré-monopólio com os fabricantes de aplicativos: o dispositivo fornece ótimas APIs 2Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. e os aplicativos oferecem ótimos recursos para atrair usuários. Todos lucram juntos”, disse ele num primeiro tweet.

Em outra publicação, ele destacou que a questão está chegando ao Tribunal Distrital nos Estados Unidos, país onde a empresa de games protagonizou um embate épico (desculpem o trocadilho) contra a Maçã nos últimos anos.

via TechCrunch [1, 2]

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.
  • 2
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: ELOH, Sparklite, Dato e mais!

Próx. Post

“Mestres do Ar” foi a série do Apple TV+ mais popular no Brasil em fevereiro

Posts Relacionados