O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Canalys: Android já detém quase metade do mercado mundial de smartphones

Logo da Canalys

iPhones 4 branco e preto de frenteDados coletados pela Canalys em 56 países indicam um crescimento de 73% no mercado global de smartphones durante o segundo trimestre de 2011, chegando a impressionantes 107,7 milhões de unidades vendidas. O maior motor desse crescimento foi o Android, com market share de 48% e maior plataforma móvel em 35 dos países analisados.

Publicidade

O iPhone, porém, não se saiu nada mal para um aparelho de uma única marca: com 19% do mercado, ele já superou todos os modelos da Nokia, conquistando o segundo lugar no ranking global de plataformas e o primeiro no de fabricantes.

“O iPhone foi uma fenomenal história de sucesso para a Apple e um divisor de águas para o mercado”, disse Chris Jones, vice-presidente da Canalys. “Com a próxima geração do iPhone esperada para o terceiro trimestre, é provável que a posição da Apple se torne mais forte ainda na segunda metade do ano.”

A performance da Samsung também foi boa, apesar de ter sido considerada “desapontadora”: mesmo tendo sido a maior fabricante de Androids, a coreana poderia ter crescido mais ainda com a queda da Nokia. A finlandesa, por sua vez, só conseguiu manter seu posto de campeão nos países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). A necessidade da Nokia por um aparelho com o Windows Phone 7 é gritante, assim como a da Microsoft: o sistema operacional móvel da gigante de Redmond não teve mais que 1% do market share mundial.

Por fim, a canadense Research In Motion (RIM), apesar de ter uma performance horrível nos Estados Unidos, ainda encontra alento em seu domínio de países emergentes como a Indonésia e a África do Sul. Caso um BlackBerry inovador não apareça, e rápido, é capaz de nem essa fatia do mercado sobrar.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Mockup de futuro Firefox

Mockups da Mozilla dão uma ideia de como poderá ser o Firefox daqui a algumas versões

Próximo Artigo
Logo - FLiP:mac 3 Brasil

Priberam lança FLiP:mac 3 Brasil, agora compatível com o OS X Lion e o Microsoft Office 2011

Posts Relacionados