Dados coletados pela Canalys em 56 países indicam um crescimento de 73% no mercado global de smartphones durante o segundo trimestre de 2011, chegando a impressionantes 107,7 milhões de unidades vendidas. O maior motor desse crescimento foi o Android, com market share de 48% e maior plataforma móvel em 35 dos países analisados.
O iPhone, porém, não se saiu nada mal para um aparelho de uma única marca: com 19% do mercado, ele já superou todos os modelos da Nokia, conquistando o segundo lugar no ranking global de plataformas e o primeiro no de fabricantes.
“O iPhone foi uma fenomenal história de sucesso para a Apple e um divisor de águas para o mercado”, disse Chris Jones, vice-presidente da Canalys. “Com a próxima geração do iPhone esperada para o terceiro trimestre, é provável que a posição da Apple se torne mais forte ainda na segunda metade do ano.”
A performance da Samsung também foi boa, apesar de ter sido considerada “desapontadora”: mesmo tendo sido a maior fabricante de Androids, a coreana poderia ter crescido mais ainda com a queda da Nokia. A finlandesa, por sua vez, só conseguiu manter seu posto de campeão nos países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). A necessidade da Nokia por um aparelho com o Windows Phone 7 é gritante, assim como a da Microsoft: o sistema operacional móvel da gigante de Redmond não teve mais que 1% do market share mundial.
Por fim, a canadense Research In Motion (RIM), apesar de ter uma performance horrível nos Estados Unidos, ainda encontra alento em seu domínio de países emergentes como a Indonésia e a África do Sul. Caso um BlackBerry inovador não apareça, e rápido, é capaz de nem essa fatia do mercado sobrar.