A interface dos softwares que você utiliza hoje não foram concebidas da noite pro dia — embora alguns sejam tão ruins que parecem ter sido. O Firefox nunca foi sinônimo de browser belíssimo, mas de uns tempos pra cá a Mozilla tem dado muito mais atenção a esse aspecto, principalmente devido à pressão da concorrência.
O Firefox UX Team publicou recentemente uma página mostrando alguns mockups que dão uma ideia do caminho que o Firefox poderá tomar, em futuras versões:
A interface parece ser bem mais limpa e compacta que a atual, com um novo menu de ações ilustrado e até modo tela cheia do OS X Lion, que colocaria a barra de endereços à esquerda das abas, numa linha só. Há forte influência do Google Chrome no design, incluindo a eliminação da caixa de buscas.
Veja mais, clicando para ampliar:
![]() |
![]() |
Não é certeza nenhuma que o Firefox seguirá exatamente essa linha em updates, mas quem quiser já pode ir experimentando novos conceitos baixando a última versão UX do navegador — que equivale à primeira alpha do Firefox 8.0. Alternativamente, há um tema para a atual versão dele que utiliza parte dos elementos mostrados nesses mockups.
[via TechCrunch]