O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: Personal Hotspot compartilha não apenas internet, mas também dados de geolocalização

Ícone do Personal Hotspot

Esta parece ser uma daquelas descobertas que ocorrem por acidente: num belo dia, Kyle Carmitchel, do TabletMonsters, estava indo ao aeroporto com seu iPad 2 (apenas Wi-Fi) e seu iPhone 4, ambos rodando o iOS 4.3.

Publicidade

Kyle estava usando o recurso Personal Hotspot do smartphone para fazer algumas coisas com a tablet durante o trajeto e, num dado momento, resolveu acessar o Maps — mesmo sem GPS no iPad, ainda é possível usar a busca manual de endereços, certo? Veja só esta “reconstituição” do que ele descobriu:

YouTube video

Um iPad só com Wi-Fi pode muito bem encontrar sua posição no mundo usando uma base de dados de redes Wi-Fi, mas é meio complicado imaginar que isso funcione com precisão no meio de uma rodovia. A única conclusão que podemos tirar desse vídeo é que o Personal Hotspot compartilha não apenas a conexão do iPhone com a internet, mas também seus dados de geolocalização, seja via GPS ou triangulação de antenas — contudo, a troca de informações não é em tempo real, provavelmente para não sobrecarregar a bateria do iPhone.

Publicidade

Essa funcionalidade “secreta” não foi confirmada ainda, mas é possível que qualquer gadget capaz de parasitar um iPhone (iPads de ambas as gerações, iPods touch mais recentes… e Macs, talvez?) consiga obter dele dados de GPS precisos, talvez até via Bluetooth. Caso isso se confirme, donos de iPhones terão menos um motivo para comprar iPads com 3G — uma economia de US$130.

Alguém aí está disposto a servir de cobaia e testar a procedência disso? Conte os resultados de sua experiência nos comentários! 😉

[via 9 to 5 Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

FileMaker lança Bento 4 para Mac OS X e libera atualizações para apps do iOS

Próx. Post

Lançamento do iPad 2 trouxe algumas novidades logísticas nas Apple Retail Stores

Posts Relacionados