O melhor pedaço da Maçã.

Imagination Technologies anuncia chip móvel multi-core que pode equipar novo iPhone

Diagrama da arquitetura PowerVR SGX, da Imagination Technologies
PowerVR SGX

A Imagination Technologies anunciou recentemente o lançamento de duas novas unidades de processamento gráfico de múltiplos núcleos, criadas especialmente para dispositivos portáteis. Os chips são chamados POWERVR SGX543MP, com estas duas últimas letras sendo substituídas por 2 a 16, representando a variância na quantidade de núcleos.

Publicidade

O interessante é que a Apple começou a investir na empresa no final do ano passado (a Intel também) e, como a própria Imagination já produz os chips gráficos do iPhone 3G (e o fazia também para o iPhone de primeira geração), é mais do que esperado que continue o fornecimento do componente para a próxima geração do smartphone da Maçã, prevista para ser lançada no meio deste ano, durante a Worldwide Developers Conference 2009.

Diagrama da arquitetura PowerVR SGX, da Imagination Technologies
Diagrama da arquitetura PowerVR SGX, da Imagination Technologies

Dentre os principais recursos da nova GPU móvel, estão o mantimento da melhor performance por megawatt de qualquer núcleo gráfico incorporado (benefício chave do POWERVR SGX), alto escalonamento linear de performance em geometria/rasterização e balanceamento dinâmico de carga. Além disso, ela não aloca um número de pixels fixo para núcleos específicos, possibilitando um poder de processamento máximo em áreas de maior ação na tela.

Publicidade

O interessante é que o chip suporta de dois a 16 núcleos (independente de o número total ser par ou ímpar) sem necessitar de mudanças no driver ou aplicação. Isso significa que todo o gerenciamento complexo de dados, canal de informações e processos é feito pelo próprio hardware — o que facilita bastante o trabalho de desenvolvimento de softwares para uso da GPU. Para a Apple, outro destaque é a integração com a tecnologia OpenCL.

Prever que tal novidade será implementada em futuros iPhones/iPods touch é óbvio, mas que tal uma tablet da Apple? Ela pode não ter chegado ainda, mas os rumores são tão fortes que fica difícil acreditar que não veremos um anúncio do tipo ainda em 2009.

[Dica do Junior Santos, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacBook com Safari é hackeado em 10 segundos na PWN2OWN 2009 [atualizado]

Próx. Post

Surge novo aplicativo para consulta de endereços a partir de CEPs no iPhone; será que agora vai?

Posts Relacionados