Houve um tempo em que passar da Microsoft em market cap seria O Grande Feito da Apple para contradizer Michael Dell todos que duvidaram da capacidade dela de se recuperar. Esse dia veio e passou. A meta mudou para se tornar a companhia aberta mais valiosa do planeta, superando a Exxon Mobil. Mission accomplished. E agora?
Que tal cumprir aquelas previsões de valer US$1 trilhão?
Gene Munster já cantava uma NASDAQ:AAPL de US$1.000 desde janeiro do ano passado, e desde então essa crença foi acompanhada por outros analistas [1, 2]. Hoje, Robert Cyran escreveu uma coluna para o New York Times reforçando essa linha de pensamento.
Cyran argumenta que o preço da AAPL simplesmente não faz sentido, diante do crescimento estrondoso das receitas da companhia e dos sucessos seguidos que ela vem obtendo no mercado de computação pessoal. Nem mesmo as preocupações com a saúde de Steve Jobs poderiam explicar o fato de que, se o mesmo multiplicador P/E (price/earnings) de 2006 fosse aplicado hoje, a Apple já teria um market cap de US$900 bilhões.
Como explicar que a empresa mais bem preparada para abordar os mercados de smartphones modernos e tablets… ou melhor, a empresa que criou esses mercados do zero e conta com os clientes mais fiéis do mundo é hoje encarada pelos investidores com mais cautela que Chipotle Mexican Grill, Salesforce.com, Pandora Media e LinkedIn? Será porque ninguém consegue nem conceber uma empresa tão grande crescendo tão rápido?
Do pico em 26 de julho pra cá, a AAPL caiu um bocado, mas quem não caiu? É possível que ela se recupere e concretize estas previsões antes de nos darmos conta.
[via 9 to 5 Mac]