Entre relatórios S.M.A.R.T. (Scorecard for Mobile Advertising Reach and Targeting) e Mobile Mix, a Millennial Media está comemorando hoje 50 pesquisas já publicadas — sua primeira saiu em março de 2009. Aproveitando a oportunidade, ela resolveu traçar a evolução do segmento mobile nesses últimos dois anos.
Destaques:
- Os únicos dois gadgets que ainda estão na lista Top 20 são o iPhone e o BlackBerry Curve.
- De 2009 a 2011, o iPhone compreendia 5,89% dos anúncios mobile; hoje, ele totaliza 16,19%. Nenhum outro dispositivo tem uma participação com dois dígitos.
- A Apple aumentou seu market share entre fabricantes em quase 20 pontos percentuais, chegando a 30% no segundo trimestre de 2011 e superando a Samsung.
- Quando o primeiro relatório S.M.A.R.T. saiu, apenas 27% dos dispositivos tinham touchscreens; hoje, eles compreendem 60% to total.
- Naquela mesma época, só havia um aparelho com Android na lista Top 20: o HTC Dream (aka T-Mobile G1).
Confira alguns gráficos bacanas:
E aqui está um vídeo comemorativo:
Este 50º relatório da Millennial pode ser baixado aqui.