A W3 Innovations, responsável pela Broken Thumbs Apps, encerrou hoje uma investigação na Federal Trade Commission (FTC) com um acordo: a desenvolvedora concordou pagar US$50.000 por ter infringido uma regra no Children’s Online Privacy Protection Act (COPPA), a qual prevê que todo serviço online deve obter o consentimento dos pais sempre que for coletar ou compartilhar informações pessoais de crianças.
Os apps infratores geralmente coletavam os nomes dos pequenos antes de começar uma partida, e no caso de Emily’s Girl World eram armazenados comentários deixados em um blog relacionado. Além de pagar a multa, a W3/Broken Thumbs se comprometeu a apagar todos os dados já coletados e não incorrer em novas infrações do COPPA.
Vale notar que este caso é um marco por ser a primeira vez em que a FTC aplicou o COPPA a apps móveis. Com as mudanças recentes nos hábitos da população, que cada vez mais recorre a smartphones e aplicativos, em detrimento de computadores tradicionais e sites, já há até quem ache que seria hora de rever essa legislação para adequá-la ao mundo pós-PC.
[via Ars Technica]