O melhor pedaço da Maçã.

FlashToHTML5 é mais uma extensão para fazer o Safari driblar o plugin da Adobe no YouTube

FlashToHTML5

Você olha pro indicador de bateria do seu MacBook e vê, orgulhoso, que ela ainda tem quatro horas de carga. Aí vai ver um trailer de dois minutos no YouTube, em 1080p (afinal de contas, você pagou a mais pela tela Full HD, não pagou?), e o tempo estimado de autonomia cai muito mais que dois minutos. Isso quer dizer que seu Mac entrou num túnel que cruza o espaço-tempo e ficou preso por lá por tempo extra? Não: isso quer dizer que o Flash Player comeu mais energia do que deveria e ainda esquentou sua máquina.

Publicidade

As coisas melhoraram um bocado para quem tem Macs com GPUs decentes, nos últimos meses, mas ainda estão bem longe de ser ideais, e o YouTube não ajuda — digo, ele poderia usar um player em HTML5, mas insiste em empurrar o Flash. Agora há uma opção: com o FlashToHTML5, uma extensão para Safari criada por Joris Vervuurt, você pode acessar os vídeos diretamente em H.264, com um player em HTML5, mesmo sem ter o Flash Player instalado em sua máquina — como no caso dos Macs novos, com o OS X Lion.

FlashToHTML5

“Instale o Flash Player 10 para uma performance de reprodução melhorada”… A-ham, Cláudia.

Publicidade

Quando você acessa uma página do YouTube, o FlashToHTML5 automaticamente substitui o player em Flash pelo vídeo em HTML5 na maior resolução disponível (inclusive 4K, se houver). Felizmente, para quem não tem conexões muito velozes, esse comportamento pode ser configurado. Vale notar, apenas, que legendas e anotações não são suportadas e que alguns poucos vídeos podem não ter uma versão em H.264 para a extensão baixar. De toda forma, é bem melhor do que desperdiçar energia com o plugin da Adobe.

Vale notar que esta não é a única opção disponível para Safari: o ClickToFlash é uma alternativa bem mais completa, tem uma fama considerável e é até promovida na galeria oficial da Apple. Além disso, ele funciona com qualquer conteúdo em Flash, não apenas no YouTube. #FikDik

[via 9 to 5 Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Surpresa de segunda-feira: Google anuncia aquisição da Motorola Mobility por US$12,5 bilhões

Próx. Post

Muse é uma nova ferramenta da Adobe para criação de sites usando uma interface WYSIWYG

Posts Relacionados