No meio do ano, Tim Cook foi visto andando pelos corredores da China Mobile, possivelmente participando de uma das várias rodadas de negociações entre as empresas. Só que, de acordo com a Reuters, ninguém menos que Steve Jobs esteve pessoalmente envolvido nas conversas.
“Eu encontrei com Steve Jobs várias vezes, mas nós ainda não chegamos a um acordo”, afirmou Wang Jianzhou, presidente da maior telecom do mundo. “Tudo que eu posso dizer é que existe um desejo comum da China Mobile e da Apple em chegar a um acordo o mais rápido possível.”
Realmente, essa negociação não deve ser das mais fáceis. Pense comigo: se a China Mobile possui hoje *7,44 milhões* de iPhones na sua rede (detalhe, eles não podem usar a rede 3G por questão de incompatibilidade), imagine quando a operadora lançar oficialmente o smartphone da Apple! Aguarde, pois a Maçã vai quebrar todos os recordes possíveis e imagináveis!
É claro que a China Mobile sabe disso e deve estar jogando duro. Por outro lado, a gigante de Cupertino quer garantir esses recordes. Prova máxima disso é que Jobs está pessoalmente envolvido, provavelmente tentando trazer Jianzhou para dentro do seu “Campo de Distorção da Realidade”. Ou seja, guerra de titãs!
· · ·
Paralelamente, dois diferentes processos foram abertos nas cortes de Pequim acusando a Apple de vender iPhones refurbished (recondicionados) se passando por novos em lojas na China. Liderado por Wang Hai, advogado especialista em direto do consumidor, os clientes só perceberam o problema ao descobrir que a garantia do smartphone terminaria antes de completar um ano. Ainda segundo Hai, quando um deles tentou resolver o problema em uma Apple Store, o staff da loja tentou modificar a data de expiração da garantia.
“É trapaça vender produtos recondicionados se passando por novos”, disse o advogado. “Será discrimição contra os chineses, se o caso for confirmado, já que aparelhos recondicionados são vendidos em outros países por preços reduzidos.” Quatro outros consumidores, também em Pequim, alegaram que compraram iPhones novos e receberam aparelhos recondicionados. Contudo, nenhum processo foi aberto contra a empresa.
Imagens de uma nota fiscal e da confirmação da expiração da garantia foram cedidas por Hai, confira: