Há alguns dias, o Financial Times comparou os resultados recentes da Lenovo e afirmou que a Apple já a superou em vendas na China. Embora a fabricante chinesa tenha crescido 23,4% ano a ano (chegando a US$2,8 bilhões), a Maçã disparou 600% e chegou a US$3,8 bilhões.
Esses números provocaram o CEO da Lenovo, Yang Yuanqing, o qual afirmou ontem que o domínio da Apple em tablets não durará para sempre, e que a sua empresa pretende ganhar muita força no mercado com uma família de tablets diversificada, atingindo os mais diversos públicos e com variações rodando Android e Windows — enquanto a Apple, com seu “modelo único” (descartando aqui as variações de Wi-Fi e 3G, bem como capacidades), ficaria focada apenas no nicho high-end.
Yuanqing acredita que o segmento de tablets repetirá a história dos PCs, que começaram monopolizados pela IBM e depois foram se disseminando e se dividindo entre múltiplas fabricantes. A Lenovo, por sinal, superou recentemente a Acer e se tornou a terceira maior OEM do planeta — já com planos de bater Dell e Hewlett-Packard (HP) no futuro.
Para terminar, o executivo da Lenovo acredita que tablets estão resultando, sim, numa certa canibalização das vendas de PCs, mas não enxerga isso com maus olhos, visto que ambos os mercados deverão continuar crescendo.