O melhor pedaço da Maçã.

Apple ainda estaria negociando com a China Telecom; empresa está numa sinuca de bico com a China Mobile

Bandeira da China

Bandeira da ChinaChina Mobile, China Unicom, China Telecom… é tanta “China” que não tem como não se confundir — Vivo, Oi, TIM e Claro fica muito mais fácil, não fica? 😛 Mas agora vou colocar tudo em pratos limpos.

Publicidade

China Mobile, a maior operadora da China (e, consequentemente, do mundo), com 600 milhões de clientes, é a que já teve várias conversas com a Apple, inclusive com a presença de Steve Jobs.

China Unicom, a segunda maior da China, com cerca de 183 milhões de clientes, é a única parceira da Apple no país e, segundo os últimos rumores, executivos da empresa deram um pulo nos Estados Unidos para negociar o lançamento do iPhone 5 no maior mercado do planeta.

Já a China Telecom, terceira maior, com 100 milhões de clientes, e a única no país que trabalha com redes CDMA, já teria um acordo com a Apple para a distribuição do iPhone 5 em território chinês — coisa fácil para a Maçã, já que supostamente seu próximo smartphone deverá ser híbrido.

Publicidade

Confusão desfeita? Agora vamos às notícias do dia.

De acordo com a Reuters, o tal acordo com a China Telecom ainda não saiu e ambas as empresas ainda estariam negociando a chegada do iPhone no mercado chinês através da terceira maior operadora do país.

Como sempre, Apple e China Telecom não comentaram o assunto. “Nós temos um acordo confidencial com a Apple e eu não posso falar nada sobre isso”, disse Wang, presidente da empresa, depois de anunciar os resultados financeiros do primeiro semestre de sua telecom. Pelo visto nada de acordo, ainda.

Publicidade

· · ·

Voltando agora para a China Mobile, a nº1, parece que as conversas ainda vão demorar um pouco para terminar. A rede da empresa opera no padrão TD-SCDMA, que é incompatível com os aparelhos da Maçã. Por isso a Apple encontra-se numa verdadeira sinuca de bico: ou desenvolve um aparelho específico para a rede da telecom, ou os clientes da operadora só poderão ter acesso à rede 2G através do iPhone — convenhamos, é como ter uma Ferrari e só poder andar a 30km/h.

Com um mercado desses (mais de meio bilhão de clientes), é uma questão de tempo para a Apple fechar um acordo com a China Mobile, afinal seus planos para a China são grandes. Mas como você acha que seria esse acordo? Smartphone específico para a rede ou um modelo capado?

[via MacRumors, Computerworld]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estudo da McAfee coloca Android na primeiríssima colocação entre as plataformas móveis mais ameaçadas por malwares

Próx. Post

FBR Capital Markets: Apple deverá vender 57,8 milhões de iPhones e 30,5 milhões de iPads no segundo semestre

Posts Relacionados