O melhor pedaço da Maçã.

Conheça o recurso Photo Beaming do novo iPhoto para iOS

Photo Beaming

Hoje mais cedo falamos do Photo Journals, um dos muitos recursos do novo iPhoto para iOS, lançado pela Apple na semana passada junto ao novo iPad. Outro recurso bastante interessante dele é o Photo Beaming: com ele, um iPad pode, por exemplo, trocar facilmente fotos com um iPhone (e vice-versa). Fez alguma edição na foto? Sem problemas, todas as informações acompanham a foto nessa troca. Mas como essa tecnologia funciona? O pessoal do TUAW resolveu fuçar e descobrir as engrenagens que movem a função.

Publicidade

Ambos os iGadgets precisam necessariamente estar na mesma rede Wi-Fi ou conectados via Bluetooth. Feito isso, através da tecnologia Bonjour, os aparelhos ficam disponíveis na rede e, assim que uma comunicação é solicitada, a ponte entre eles é feita. O funcionamento é bem parecido com o AirPlay e o AirPrint, com a diferença de, no caso do iPhoto, o descobrimento e o emparelhamento ser feito através de um serviço UDP (User Datagram Program) chamado called _mobileiphoto._udp.

Photo Beaming

O funcionamento é similar a uma conexão peer-to-peer (P2P). Apenas os identificadores criptografados são reconhecidos como destinos válidos e, aparentemente, mesmo tentando de todos os jeitos, a coisa só funciona entre iGadgets (nada de Mac conversando com iPhone, por exemplo). A função também parece ser construída baseada em objetos GKSession, o que pode indicar que ele é restrito ao iPhoto e que a função não poderá ser implementada por terceiros num futuro breve.

Publicidade

Para usá-la, basta abrir o iPhoto em dois iGadgets devidamente configurados para aceitar a transferência sem fio “Beaming”.

Photo Beaming no iPad (iPhoto para iOS)

Feito isso, entre no álbum desejado e pressione o Share Sheets (aquele ícone de compartilhamento que inclusive aparecerá no OS X Mountain Lion). Escolha a opção Beam (símbolo Wi-Fi) e, depois, escolha uma ou mais fotos para compartilhar. O próximo passo é selecionar o gadget em questão para onde você enviará as fotos. Basta escolher e compartilhar.

Photo Beaming no iPad (iPhoto para iOS)

Photo Beaming no iPad (iPhoto para iOS)

A velocidade da transferência depende da sua conexão local, mas com certeza não espere algo superrápido.

Publicidade

É bom frisar que o resultado final pode até ser parecido com o recurso AirDrop, disponível em Macs mais recentes equipados com o OS X Lion, mas a tecnologia por trás é bem diferente. Neste, a conexão é feita através do chip Wi-Fi, contudo, a “conversa” entre os computadores é feita de chip para chip, não sendo nem mesmo necessário estar em uma mesma rede Wi-Fi — até por isso, a transferência precisa ser feita em um raio de 10 metros.

O iPhoto para iGadgets requer o iOS 5.1 ou superior, é compatível com iPad 2 e iPhone 4/4S e custa US$5 na App Store [106MB].

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: Rat On A Skateboard, Unstoppable Jake, Fling, CameraSharp, 7 in 1 : Percentage Calculator e mais!

Próx. Post

↪ Ações da Apple voltam a registrar recorde histórico nesta segunda-feira, após alta de 1,25%

Posts Relacionados