O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Booktrack adiciona trilhas sonoras a livros e deixa sua imaginação com um trabalho a menos

Ícone do Booktrack

Uma das maiores vantagens dos livros sobre outras formas de entretenimento é que eles requerem uma participação ativa do leitor (e olha que não estou nem levando em conta os benefícios para a expansão do vocabulário e melhorias na expressão escrita). Ao ler um texto, é a imaginação quem cuida de dar vida às palavras, conferindo-lhes sons, imagens, cheiros, gostos e texturas.

Publicidade

Procurando liberar pelo menos 20% desse trabalho que o cérebro do leitor deve desempenhar por conta própria, o Booktrack adiciona trilhas sonoras a ebooks. O resultado é um livro como outro qualquer, mas com áudio sincronizado — enquanto você lê, ele toca músicas e efeitos sonoros… quase como numa rádio-novela em que o texto faz as vezes de locutor e elenco.

Ícone do BooktrackOk, a intenção é boa, mas este app parece preso entre dois papéis. Deixa eu explicar: ele não é uma atividade tão ativa e interna quanto um livro comum, mas também não é algo rico e interativo quanto um Alice ou um Flying Books da vida. Para piorar, você ainda tem que manter um ritmo constante de leitura, ou pode acabar se desencontrando do ritmo pré-programado e acabar obrigado a ler num passo completamente artificial apenas para poder acompanhar os sons.

Se você quiser experimentar o que o Booktrack tem a oferecer, é possível testá-lo gratuitamente com o livro The Adventures of Sherlock Holmes – The Adventure of the Speckled Band [universal; 43,6MB; requer o iOS 4.0 ou superior].

Agora, se ao menos houvesse como adicionar também imagens em movimento a livros

[via Wired]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Linha de montagem da Apple em Jundiaí

Foxconn finalmente se pronuncia sobre instalação de fábrica de iProducts no Brasil

Próximo Artigo
Ícone - Revista Inesquecível Casamento

Conheça a revista Inesquecível Casamento (disponível para iOS) e concorra a um iPig! ;-) [atualizado]

Posts Relacionados