uma curiosidade veio à tona hoje: a Universidade de Stanford mantém uma coleção de documentos centrados em torno das origens da Apple!
Coleções científicas são como uma forma de mergulhar em conhecimento puro acumulado ao longo de anos, décadas — em alguns casos, não é exagero falar em séculos ou milênios. Eis queSob os cuidados de [Henry Lowood, curador de coleções de história da ciência e tecnologia] e do historiador do projeto Leslie Berlin, a coleção da Apple no Stanford Silicon Valley Archives oferece uma janela única nos primórdios da Apple. A coleção compreende mais de 180 metros de documentos alinhados, fotos, vídeos, hardware e software, fazendo-a o maior acúmulo de material da Apple no mundo.
O mais incrível é que boa parte desse acervo vem da própria Apple, de uma doação feita em 1997 — coincidência ou não, foi a época do retorno de Jobs… estaria ele fazendo uma limpeza nos escritórios da companhia? Entre os materiais há desde imagens do jovem Steve até registros financeiros feitos à mão das primeiras vendas do Apple II, que depois de pouco tempo dispararam.
Mas sabe o que é a melhor coisa das coleções científicas? Elas costumam ser abertas ao público — se você parar pra pensar, de nada valem esses documentos se eles não forem estudados, acessados, manuseados. Tudo dentro de normas e com cuidados especiais para preservá-los, claro, mas ainda assim é muito interessante pensar que qualquer um poderia, teoricamente, fazer uma visita a Stanford e examinar alguns desses materiais.
Aliás, o FAQ das coleções até orienta como fazer uma visita:
Q: Can I visit the Silicon Valley Archives?
A: The reading room is open most weekdays, 10 a.m. – 5 p.m. For more specific hours, particularly during weeks Stanford is on break, visit here. If you would like a tour, you may contact Leslie Berlin, Project Historian for the Silicon Valley Archives, at 650-736-2010 or lberlin (at) stanford.edu.
Não que eu esteja querendo insinuar que alguém poderia chegar lá, consultar esse material, reproduzir algo com autorização e compartilhar com a gente… longe de mim, insinuar algo assim! Em todo caso, o guia completo com todos os documentos pode ser visto aqui. Assim você já fica sabendo o que pedir, quando chegar por lá. 😉
One more thing… Não deixe de conferir também a coleção fotográfica de Douglas Menuez, que mostra diversos momentos da aurora do Vale do Silício, inclusive com imagens fascinantes do jovem Steve Jobs.
[dica do Fabio Fiss]