No último relatório da comScore a respeito do mercado mobile dos Estados Unidos, constatou-se um duopólio marcante: de um lado, a Apple, com o iPhone, e do outro, o Google e suas parceiras, com o Android, foram responsáveis por quase 70% dos smartphones vendidos durante o trimestre encerrado em julho. Na primeira posição, o robozinho verde deteve 41,8% de market share, enquanto o iOS ficou com 27%.
Em terceira posição temos a Research In Motion, com 21,7%, mas, apesar de apresentar uma participação bem próxima, é preciso levar em conta que os BlackBerries estão em franco declínio: enquanto o iPhone ganhou 1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (um crescimento impressionante, levando em conta que estamos em vias de ver a chegada de um novo modelo e o possível barateamento do atual) e o Android disparou mais de 5 pontos, a RIM viu sua plataforma perder 4 pontos no mesmo período. Pelo visto, a gravidade está puxando esse cacho de amoras com força.
Entre fabricantes de telefones celulares nos EUA, a Apple conquistou a quarta colocação, com 9,5% de market share no trimestre encerrado em julho, ficando atrás de Motorola (14,1%), LG (20,9%) e Samsung (25,5%), mas ainda à frente da RIM (7,6%). Apenas Apple e Sammy apresentaram crescimento em relação aos três meses anteriores.
O mercado de smartphones como um todo está em franca expansão: cerca de 587.000 usuários têm trocado celulares comuns por aparelhos inteligentes a cada semana, nos EUA, o que indica que há muito terreno a desbravar. Mas como essas pessoas têm usados seus telefones? Infelizmente, não de forma muito diferente em relação a dumbphones: 70% dos usuários enviam mensagens de texto (afinal de contas, haja teclados), enquanto apenas 41% navegam na internet e baixam apps.
Hmmm… Talvez isso seja consequência direta do fato de o Android ser a plataforma com maior participação no mercado — há lugares onde você pode ganhar um desses com um corte de cabelo, sério! Imagina como as pessoas estão lidando com esses smartphones caídos do céu. 😛
[via TechCrunch]