Nesta terça-feira, durante a conferência para divulgação dos seus últimos resultados financeiros, a Apple anunciou uma queda anual de 7% nas vendas de iPods, agora em 10,2 milhões de unidades.
Na ocasião, Tim Cook já adiantou que isso se justificaria, entre outros motivos, por um interesse crescente em iPhones e iPods touch. Eis que o Silicon Alley Insider trouxe hoje um gráfico que comprova exatamente isso: no geral dos números, a popularidade dos gadgets da Apple continua crescendo (130% a mais em touches, 626% a mais em smartphones!) — o que ocorreu foi apenas o início de uma transição de linhas de produtos, veja só.
Juntando isso ao rumor recente do fim do iPod classic, fica claro que os consumidores estão cada vez mais em busca de aparelhos multifuncionais — ao invés de priorizarem, por exemplo, a sua capacidade de armazenamento (ponto de destaque do classic) ou portabilidade (forte do nano e mais ainda do shuffle).
Para a Apple, é o melhor dos mundos: iPhones e iPods touch são comercializados com margens superiores às de outros iPods e geram uma receita indireta infinitamente superior para a empresa, seja via contratos de operadoras de telefonia celular ou pela venda de apps. Afinal, ambos continuam sendo “iPods” e alimentando a gigantesca indústria musical da iTunes Store.