O ranking da App Store é bastante volátil: para um desenvolvedor, colocar seu jogo no topo é bem difícil — manter-se então, nem se fala. Velocidade nessa hora é tudo, pois a correção de um bug ou até mesmo a implementação de uma nova funcionalidade pode fazer o app voltar a ser objeto de desejo e, consequentemente, assegurar um lugar no ápice. Aí, se o game realmente for de qualidade, ele simplesmente não vai parar de crescer.
Mas esse processo está diretamente relacionado à Apple. Como? A Maçã precisa aprovar toda e qualquer versão do app antes de ele chegar à App Store, e esse processo pode levar dias, semanas e, em alguns casos, meses — ou até mesmo cair no esquecimento!
Nessa hora entra em cena a nova plataforma da PlayHaven. Ela permite aos desenvolvedores fazer “atualizações” em seus apps sem a necessidade de aprovação do time da App Store. Como? A ideia é bem simples: imagine uma “camada dinâmica” customizável (tudo em HTML5), permitindo ao desenvolvedor atualizar seu app sem a necessidade de rescrever uma linha do código do binário que a Apple avalia.
“A indústria de jogos mobile caminha para um modelo de jogo-como-serviço, e a plataforma PlayHaven permite aos programadores se libertar das amarras do ciclo tradicional de desenvolvimento de um app, possibilitando, em tempo real, a otimização de negócios”, disse Andy Yang, CEO da empresa. “Nós estamos derrubando o muro entre desenvolvedor do jogo e jogador, e vamos continuar proporcionando novas maneiras de ajudar nossos clientes, melhorando o engajamento e a monetização em cima dos jogadores.”
Confira algumas aplicações da ferramenta:
- Recompensas: permite dar qualquer tipo de recompensa oferecida no jogo (por exemplo dinheiro para comprar uma nova arma);
- Anúncios de atualizações: a plataforma detecta quando um usuário está usando uma versão antiga de um aplicativo e um alerta pode ser enviado explicando os benefícios do update;
- Promoção de outros apps: informa os usuários sobre novos jogos da empresa.
O limite para a plataforma é a criatividade, já que muita coisa pode ser feita através dessa camada dinâmica — ela é bastante flexível, sendo possível até mesmo acessar partes específicas do app.
Alguns jogos de sucesso já estão usando a plataforma, como por exemplo Fruit Ninja e The Moron Test. A desenvolvedora Glu Mobile, responsável por títulos como Space City e Big Time Gangsta, já fechou um acordo com a empresa e implementará a solução da PlayHaven em todos seus jogos.
[via TechCrunch]