Mark Moskowitz, da J.P. Morgan, disse hoje em uma nota a seus clientes que a Apple deverá continuar com uma grande fatia do mercado de tablets por um bom tempo, mas que o lançamento do Windows 8 pode representar a chegada de concorrentes formidáveis no ano que vem. As vendas neste ano deverão ficar na casa dos 36,8 milhões de unidades (70,9% de market share, num mercado total de 51,9 milhões de tablets), enquanto no ano que vem a aposta em algo da ordem de 45,5 milhões (62,8% de market share, num total de 72,4 milhões).
“Além do iPad, ainda não houve nenhuma outra tablet de volume”, disse Moskowitz. “Ainda estamos esperando o surgimento de um segundo colocado definitivo, algo que pode não acontecer até o lançamento do Windows 8 no segundo semestre de 2012.” Ele acredita também que a concorrência com uma tablet da Amazon.com pode ser “interessante”, mas destacou que o sistema operacional não seria o atrativo de tal produto, mas sim o renome, o conteúdo e a capacidade de distribuição. Enquanto isso, o iPad representa um grande desafio para os concorrentes, por causa de seu preço competitivo: a batalha pela segunda posição fará os preços das tablets caírem 12,1% em 2011 e mais 7,2% no ano que vem.
Em todo caso, o analista nota que o sucesso das tablets (não importa de qual tipo) poderá significar más notícias para a indústria de computadores tradicionais: gadgets móveis não apenas podem representar menos vendas de PCs, como também fazer os consumidores adiarem planos de compras, aumentando os ciclos de trocas.
[via AppleInsider]