O melhor pedaço da Maçã.
Conceito Notas Rápidas iPadOS15

Conceito vislumbra “miniapps” para o iPadOS

O conceito se inspirou nas Notas Rápidas (Quick Notes) do iPadOS 15

Dentre as novidades do iPadOS 15, uma das que não recebeu tanta atenção foram as Notas Rápidas (Quick Notes). Com elas, é possível fazer anotações em uma pequena janela flutuante e redimensionável em cima do app que você já está usando. A novidade é bem parecida com o Slide Over, mas se restringe somente a anotação de informações rápidas, salvar links e organizar os seus pensamentos.

Publicidade

As Notas Rápidas podem ser acessada com um atalho do teclado, a partir da Central de Controle ou deslizando em um dos cantos da tela para cima com o dedo ou com o Apple Pencil.

A ideia de uma janela flutuante para anotações rápidas é interessante, mas o designer Parker Ortolani decidiu ir mais longe e criou um conceito para o 9to5Mac de como ela poderia ser ainda mais útil se utilizada por outros apps.

Antes de qualquer coisa, ele imaginou miniversões dos apps Calculadora e Tempo — ambos omissos no iPad há muito tempo. Para alterar entre os apps na minijanela, bastaria tocar no botão na sua parte superior.

O designer também imaginou outras funções, como a possibilidade de abrir uma página do Safari ou de controlar a Apple TV e dispositivos conectados domésticos (HomeKit).

Publicidade

O conceito de Ortolani, contudo, conflitaria bastante com o recurso Slide Over. A diferença, aqui, é que as janelas seriam menores, redimensionáveis e contariam com aplicativos “mais simples”.

E aí, o que acharam da ideia? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como desativar as notificações de menções em notas compartilhadas [iPhone e iPad]

Próx. Post

Ação coletiva sobre o AppleCare custará US$95 milhões à Apple

Posts Relacionados