O melhor pedaço da Maçã.

DefiniteList junta notas, lembretes e tarefas em um só app

Nativamente, a Apple disponibiliza no iOS alguns aplicativos básicos que podem lhe ajudar na produtividade, como o Notas e o (hoje em dia bem completo) Lembretes. Porém, há quem prefira algo centralizado, com as tarefas, os eventos e as anotações em um único lugar.

Publicidade

Essa é a proposta do DefiniteList, criado pelo brasileiro Marlon Guerios, que permite criar listas nessas três modalidades e em contextos diferentes. Por padrão, o usuário conta com os contextos “Pessoal” e “Trabalho”, mas há a possibilidade de adicionar outros personalizados (como “Estudo”, por exemplo).

No app, também é possível marcar situações personalizadas que indicam o progresso que vão além do tradicional “Concluída”, com opções como “Bloqueada” e “Em andamento”. Além disso, o app diferencia “Prazo” de lembrete, possibilitando que o usuário seja alertado antes da data prevista para a conclusão de algo.

A página de edição das “Anotações” é bem completa e não parece ter a mesma proposta que o Notas da Apple. Há um campo para sinalizar se ela é importante ou não, um para fornecer detalhes adicionais e outros para definir uma URL, a prioridade, os já citados “Prazo” e “Lembrete”, um contato, uma localização, um valor e até cinco imagens.

Além disso, há um campo “Avançado” — que poderia muito bem estar na tela padrão de edição da tarefa — e que permite adicionar algum campo personalizado à tarefa. Esse recurso possibilita colocar um título e um conteúdo, que pode ser tanto textual quanto numérico.

Publicidade

As “Listas de tarefas”, por sua vez, são um pouco mais limitadas que a seção mencionada anteriormente. Aqui, é possível fazer as tradicionais listas presentes no app Lembretes, mas com a diferença de que para adicionar cada item à lista é necessário acionar o botão “New Task” — o que não é nada intuitivo como o app nativo da Maçã, que permite fazer isso com um simples Return no teclado.

Quanto aos “Eventos”, é possível integrá-los ao app Calendário e anexá-los a alguma conta salva no iPhone, bem como adicionar uma localização (ou link de videoconferência), alertas, URL e até mesmo convidados.

Publicidade

Porém, ao contrário das “Anotações” e das “Tarefas”, os “Eventos” não aparecem na aba inicial (denominada “Listas”), sendo necessário ir na guia “Agenda” e selecionar o dia específico no calendário para poder visualizar/editar os eventos definidos. Uma aba mostrando listas e eventos poderia atender melhor à proposta unificadora do app.

Mesmo com suas poucas limitações, o DefiniteList é uma ótima opção para quem quer manter tudo organizado em um único lugar, já que conta com os principais recursos para quem quer realizar as principais tarefas de produtividade em um smartphone.

O DefiniteList está disponível para compra única na App Store e custa R$28.


Desculpe, app não encontrado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter: como fixar uma conversa na DM [iPhone, iPad, Mac e web]

Próx. Post

Produção em massa do headset da Apple ocorrerá até setembro, diz DigiTimes

Posts Relacionados