O melhor pedaço da Maçã.

Apple aprova (e depois remove) emulador de Game Boy na App Store

Emulador do Game Boy

Após a decisão da Apple de permitir emuladores de jogos na App Store, no início do mês, usuários de iPhones contaram por um brevíssimo período com um app do gênero figurando entre os mais populares da loja. E bota “breve” nisso, visto que a Maçã o removeu praticamente um dia depois da sua “explosão”.

Publicidade

O aplicativo em questão é o iGBA, um emulador de Game Boy que foi disponibilizado globalmente na App Store e permitia que os usuários selecionassem ROMs baixadas da web pelo aplicativo Arquivos (Files) para executar basicamente qualquer game desenvolvido para o clássico console portátil da Nintendo.

Mas logo foram observados alguns problemas referentes ao app: além de ser repleto de propagandas invasivas e que rastreiam os usuários, o app parece ser uma cópia exata do emulador open-source GBA4iOS, de Riley Testut — um predecessor do Delta, app que deverá ser lançado na loja alternativa do desenvolvedor na União Europeia.

Após muito reboliço (com direito a uma reclamação pública de Testut nas redes sociais afirmando não ter dado autorização a ninguém publicar o seu app), o software foi removido da App Store — segundo a Apple, por violar as Diretrizes de Avaliação da App Store relacionadas a spam e direitos autorais.

Publicidade

Então aparentemente a Apple aprovou uma imitação do GBA4iOS — o antecessor do Delta que eu fiz no Ensino Médio — na App Store. Eu não dei permissão a ninguém para fazer isso, ainda que ele esteja agora no topo dos charts (mesmo sendo repleto de anúncios + rastreamento).

Eu mordi muito minha língua no mês passado… mas isso realmente me frustra. Tão feliz que a Revisão de Apps exista para proteger consumidores de golpes e cópias como esta. 🙄

Embora a Maçã não tenha especificado o que violou tais diretrizes, é de se imaginar que a reivindicação do desenvolvedor tenha exercido papel importante nessa decisão, bem como o fato de que os usuários poderiam rodar cópias piratas de jogos para Game Boy no emulador — algo expressamente proibido pela Nintendo (e pela Apple).

Ainda não sabemos o que acontecerá, mas é provável que a própria empresa japonesa e outras desenvolvedoras de games/consoles lancem seus próprios emuladores no iOS futuramente, com monetização própria — então não seria de se estranhar que a própria Nintendo possa também ter influenciado na remoção do app.

via MacRumors [1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como ativar automaticamente o foco Exercício ao iniciar uma atividade física

Próx. Post

Primeiros recursos de IA do iOS 18 terão processamento 100% local, afirma Mark Gurman

Posts Relacionados