O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Conheça o “primeiro Apple TV”, lançado em 1996; desenvolvedor acredita que a geração atual poderá ser a maior plataforma de jogos do mundo

Pippin — origem do Apple TV

Engana-se quem acha que o primeiro Apple TV nasceu em 2007. Lá em 1996, pouco antes do retorno de Steve Jobs, a empresa lançou o Pippen — não confundir com o Pippin, console lançado pela Maçã em 1995.

Publicidade

Rob Gould trabalhou na Bell Atlantic — agora conhecida como Verizon Wireless. Naquele tempo, ele teve contato com esse set-top box que seria a origem do Apple TV. Hoje, trabalhando em um projeto da AOL HD com a Castfire, empresa de Randall Bennet, Gould resolveu enviar algumas imagens do Pippen para Bennet:

Pippin — origem do Apple TV

Quando ele liga, você pode ver o Finder do Mac OS na sua TV e instantaneamente ele começa a carregar na parte de baixo da tela. Ele roda vídeos MPEG1 a 1,544Mbps, o que não é ruim em uma TV com definições normais (sem ser HD).

Pippin — origem do Apple TV

O aparelho é bem parecido com as atuais “caixas” oferecidas pelas companhias de TV a cabo — bem diferente do set-top box minúsculo desenvolvido pela Maçã, tanto em design quanto em potência.

Publicidade

Interessante perceber que trata-se de uma ideia que nasceu enquanto Jobs estava fora da Apple, e que foi retomada 11 anos depois por ele, ainda que seja como um hobby para a companhia.

· · ·

Publicidade

Mudando de assunto, mas não de tema, o desenvolvedor Michael Gile subiu ao palco no evento 360iDev, que aconteceu em Denver (Estados Unidos), para falar sobre a próxima geração de desenvolvimento do iOS. A gigante de Cupertino nem lançou/comunicou que algum dia lançará uma loja de apps para o Apple TV e já tem gente torcendo para que isso aconteça — quem mandou Steve Jobs deixar a possibilidade no ar?

Gile começou seu discurso com uma previsão: “O Apple TV [de segunda geração] vai ser o maior console da história.” Na opinião do desenvolvedor, se a Maçã implementar uma maneira de colocar na TV os títulos que já estão disponíveis na App Store, teremos uma gama gigantesca de jogos, maior até mesmo do que a de todos os consoles famosos do mercado, combinados!

Ele vai além e diz acreditar que ainda há espaço para conquistas na sala de estar. Xbox, Netflix e Roku, todos tentaram criar set-top boxes centrais, mas ninguém conseguiu alcançar aquele tipo (grande) de estratégia de que a Apple tanto gosta, com uma solução vertical completa para a venda de hardware, software e conteúdo de entretenimento (através do iTunes, e sua base de instalação completa com cartões de crédito prontos para cobrança).

Publicidade

Depois disso, Gile basicamente mostrou seu arsenal de códigos e demonstrações para Apple TVs desbloqueados. Se você gosta e se interessa pelo assunto, não deixe de ler a matéria original, no TUAW.

[via TNW]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Levitatr

Conheça o Levitatr, um teclado Bluetooth com teclas que só aparecem na hora de digitar

Próximo Artigo
Página de login no iCloud.com

Apple está trabalhando para permitir fusão entre duas ou mais Apple IDs

Posts Relacionados