O melhor pedaço da Maçã.

Google testa criptografia de ponta a ponta em grupos no Mensagens

sdx15 / Shutterstock.com
Android com o aplicativo Mensagens do Google

Uma das tecnologias mais amadas por usuários de mensageiros (como o WhatsApp) é a criptografia de ponta a ponta, a qual permite que as mensagens trocadas sejam acessadas de forma inteligível exclusivamente pelo remetente e pelo destinatário.

Publicidade

Aplicativo padrão da maioria dos smartphones com Android, o app Mensagens (do Google) já conta com criptografia de ponta a ponta em chats individuais, mas está testando adicionar a tecnologia também às conversas em grupos.

O anúncio foi feito por Neena Budhiraja (gerente do grupo de produto da empresa responsável pela divisão de mensagens) em uma publicação na qual ela comemora o aniversário de 30 anos do SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas., ao mesmo tempo em que orienta sua troca para o RCS2Rich communications service, ou serviço de comunicações ricas. — padrão cuja adoção é largamente defendida pela gigante.

Agora, a criptografia de ponta a ponta está começando a ser lançada para bate-papos em grupo e estará disponível para alguns usuários no programa beta aberto nas próximas semanas.

Segundo Budhiraja, uma das grandes vantagens do RCS é justamente permitir a troca de mensagens usando criptografia de ponta a ponta — o que, segundo ela, deveria ser algo com que qualquer pessoa que envia mensagens de texto não deveria ter que se preocupar.

Publicidade

Destacando que em breve o aplicativo também permitirá reagir a mensagens RCS com qualquer emoji, Budhiraja não deixou de alfinetar a Apple e sugerir que a empresa adote o novo padrão — o que tiraria as mensagens trocadas entre iOS e Android “da década de 1990”.

Parece que o Google não desistirá tão fácil dessa empreitada…

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.
  • 2
    Rich communications service, ou serviço de comunicações ricas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Engenheiro faz mod de um iPhone 14 Pro Max com tela curva

Próx. Post

MM Fórum: superaquecimento de MacBook Air, instalar Windows em Mac com chip M2 e mais!

Posts Relacionados