Curioso, isto: Kulbindar Garcha, da Credit Suisse, apurou que um consumidor de classe média nos Estados Unidos gasta cerca de US$321 com produtos da Apple por ano, em média. A tendência é o valor desse investimento anual crescer bastante nos próximos anos, podendo chegar a US$481 em 2015. E, ao passo que as coisas andam, definitivamente não será porque os preços da Apple vão subir — muito pelo contrário! A tendência é que haja produtos cada vez melhores e mais acessíveis.
Note que o crescimento das receitas da Apple diminui drasticamente nas colunas de 2012 e 2014.
Diante do fato de que tal valor não é tão alto, Garcha pondera que nesse ano haverá 244 milhões de pessoas fazendo parte da “classe média emergente” de países como Brasil, Índia, México, Rússia e China. Tais consumidores, dotados de um poder aquisitivo suficiente para se equiparar à média dos EUA, poderão representar um mercado extra e tanto para a Maçã: US$68 bilhões, ao todo, com o devido investimento nesses países.
Claro, devemos nos perguntar se, na hora de fazer essas contas, Garcha tinha noção de que US$500 em produtos Apple nos EUA significam mais de R$1.500 gastos no Brasil, por causa dos impostos. Às vezes eu imagino se as pessoas que moram fora do Brasil têm noção de que aqui vivemos uma eterna “promoção” de “pague dois e leve um”… :-/
[via SAI]