Exatas duas semanas depois de tratar da indústria de PCs como um todo, a Gartner falou hoje sobre o mercado de tablets e como ele deverá se configurar até 2015.
Embora o market share do iPad possa cair de 83% em 2010 para 73,4% em 2011, a Apple não deverá perder o seu domínio por pelo menos mais quatro anos. Com exceção do Android, nenhuma outra plataforma deverá somar uma fatia superior a 5% até o final de 2011.
“Nós esperamos que a Apple mantenha sua liderança mercadológica com mais de 50% de market share até 2014”, disse Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas na Gartner. “Isso porque a Apple proporciona uma experiência superior e unificada através de seus hardwares, softwares e serviços. A menos que concorrentes possam responder com um modelo similar, ameaças à posição da Apple serão mínimas. A Apple teve a visão de criar esse mercado e, com isso, planejou tudo para ele, incluindo suprimentos de componentes como memórias e telas. Isso permitiu à Apple lançar o iPad com um preço muito competitivo e sem comprometer a experiência entre diferentes modelos que oferecem opções de capacidade e conectividade.”
Eis as previsões atuais da firma de pesquisas:
No geral, o mercado deverá crescer 261,4% este ano, chegando a 63,6 milhões de unidades. Até 2015, a Gartner prevê que ele crescerá para 326,3 milhões de unidades.