Enquanto as editoras francesas estão fazendo manha para a Apple, o Financial Times parece estar rindo à toa. Não tendo cedido às condições da Maçã para publicações na App Store, o periódico deixou a loja e trilhou o caminho do HTML5, lançando um web app sob seu próprio domínio, sem ter que obedecer às regras de ninguém. Hoje, conta a Reuters que tal web app já passou da conta de 700.000 usuários, número que o torna mais popular que seu aplicativo correspondente para iGadgets.
“As pessoas que estão usando o [web app] passam muito mais tempo com o conteúdo”, disse Rob Grimshaw, diretor gerente do FT.com. “Elas estão consumindo cerca de três vezes mais páginas através do [web app] do que no desktop, em uma visita média.”
Muita gente pode pensar que isso é uma derrota para a Maçã, mas tal ponto de vista não poderia ser mais míope. A Apple sempre defendeu duas plataformas de distribuição: uma fechada, controlada por ela, e outra aberta, baseada em padrões. Portanto, se alguém não se encaixa na App Store, sempre é possível recorrer à internet. Pena que, com a febre dos apps, muita gente esqueça que o aplicativo mais usado ainda é o Mobile Safari.
E, detalhe, ele é o melhor navegador móvel do mundo. 😉
[via MacRumors]