No relatório Mobile Mix referente ao mês de agosto, a Millennial Media resolveu juntar aparelhos conectados e smartphones em um grupo só, ao medir a participação de cada sistema operacional móvel em sua rede, uma decisão que beneficiaria principalmente o iOS, dada sua representatividade significativa entre media players, com o iPod touch, e tablets, com o iPad — ambas categorias praticamente desprovidas de concorrentes.
Contudo, o destaque deste mês foi o Android, que viu sua participação crescer 48%, chegando a 54%. No mesmo ritmo cresceu também o Windows Phone 7, que ficou com 1%. Já o iOS teve 28% de participação, sendo seguido pelo BlackBerry, com 13%. Em termos de rentabilidade, o Android ficou com 49% das receitas dos anúncios, enquanto o iOS veio logo atrás, com 41%. O BlackBerry ficou com apenas 8%, enquanto todos os demais sistemas somaram 2%.
Outros destaques:
- De todas as impressões, 32% foram feitas via Wi-Fi; desdobrando estas, temos 59% de smartphones e 41% de aparelhos conectados.
- A HTC ficou com a segunda posição na lista de fabricantes com mais impressões, tendo 5 dos 20 smartphones mais populares na rede da Millennial em agosto.
- Os apps com mais impressões continuam sendo os jogos, que cresceram 19% em relação ao mês passado.
- A segunda categoria mais popular é a de música e entretenimento, que cresceu 13%, com mais da metade das impressões vindo de apps de rádios.
Aqui, as tabelas de smartphones e fabricantes mais populares:
O relatório Mobile Mix completo pode ser baixado aqui.
[via TechCrunch]