Pouco depois de comprar meu iPad 2, logo no lançamento, comecei a procurar uma case para ele. A Smart Cover é ótima, mas infelizmente não protege o gadget da forma que eu quero — busco algo para protegê-lo em minhas viagens, algo que eu possa jogar dentro da mochila sem me preocupar. Procurei, procurei e minha escolha foi a Neoprene Slip Sleeve Plus, da Incase, empresa que, na minha opinião, dispensa comentários. [Curiosidade: você sabia que ela foi a primeira a criar cases para iPod?]
Na hora de escolher o lugar onde comprar essa case, minha primeira opção foi a Apple Online Store francesa, mas o produto não estava listado lá; nada também na loja online norte-americana. Passei nas duas Apple Retail Stores aqui de Paris (Louvre e Opéra) e foi aí que percebi que algo estava errado. Ao procurar uma case, só foi possível encontrar Smart Covers e outros acessórios do tipo para a primeira geração do iPad — inclusive a case oficial da Apple. Pensei: “Ok, o iPad 2 acabou de ser lançado, vamos esperar mais um pouco para ver quando as cases específicas para ele chegam.”
É importante frisar aqui que, apesar de a segunda geração do iPad ser bem diferente da primeira, muitas cases funcionam em ambas. Contudo, existem acessórios específicos para cada geração e, se bem me lembro, todas as que estavam à venda naquela época eram para o iPad de primeira geração — com exceção, é claro, da Smart Cover.
Como a loja online da Incase é americana e eu não queria pagar frete internacional sabendo que o produto existe por aqui, enviei um email para o suporte questionando a indisponibilidade do produto em terras francesas. A resposta que obtive foi a seguinte: “Se o iPad 2 está sendo vendido aí, nossas cases também deveriam estar. Talvez eles não tenham em estoque, ainda.”
Depois de alguns meses, voltei a checar a disponibilidade no site oficial da Maçã e nas lojas físicas: nada havia mudado. Enviei outro email para o suporte da Incase e a resposta foi: “Desculpe por você estar sofrendo para achar nossos produtos. Eu enviei um email para nosso representante de vendas europeu e, se ele tiver alguma informação nova, avisaremos.” Nenhuma informação chegou à minha caixa de email, e eu acabei esquecendo o assunto.
Hoje, depois de mais alguns meses, resolvi fazer uma nova visita às Apple Retail Stores. Para minha surpresa, nenhuma das duas tinha cases para iPad, fosse de primeira ou de segunda geração — mais uma vez, com exceção da Smart Cover. Nenhum funcionário da loja soube explicar o motivo, mas problema de estoque não é, afinal, o iPad 2 foi lançado em março, tempo suficiente para regularizar o estoque de qualquer produto, inclusive do próprio gadget. Isso me fez pensar que a Apple poderia estar “boicotando” produtos de terceiros, dando preferência à sua própria case. Mas por que fazer isso com o iPad e não com o iPhone? A Maçã também oferece Bumpers, mas nem por isso deixou de vender cases de terceiros em suas lojas.
A Apple Online Store francesa, assim como a norte-americana, lista apenas as Smart Covers e algumas poucas cases para iPad de primeira geração. Ou seja, fica difícil imaginar outra explicação.
Exatamente por isso que pergunto: o que você acha? Existe alguma outra possibilidade? Deixe seu comentário e me ajude a resolver esse mistério. 😛