O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Dica de leitura: a psicologia da transição para o scroll natural do OS X Lion

Scrolling no Lion

Dois meses depois de começar a usar o OS X Lion, como estará a adaptação dos usuários ao infame “scroll natural”? Fonte de muito #mimimi e de algumas piadas ótimas, essa deve ter sido a primeira novidade a morder qualquer pessoa que fez o upgrade. De repente, as direções de scroll com o trackpad estão invertidas! O que fazer?

Publicidade

Scrolling no Lion

Michael Agger escreveu para a Slate um texto fabuloso que trata justamente da psicologia por trás de uma mudança desse calibre: Agger compara o que a Maçã fez ao que Frank Lloyd Wright, um arquiteto, fazia com as casas que projetava (voltar na calada da noite e mudar os móveis de posição, pondo-os onde ele achava melhor). O resultado? Uma quebra num paradigma heideggeriano de que as ferramentas “somem” na sua mão quando estão funcionando perfeitamente, mas incomodam e são percebidas quando estão com algo errado.

Daí fica a pergunta: você já se adaptou ao scroll natural da Apple, ou as décadas de tradição em mouses e trackpads estão sendo difíceis de abandonar? Você está usando o padrão do sistema ou teve que voltar ao estilo do Snow Leopard?

Publicidade

Aqui, eu fiquei perfeitamente adaptado poucos dias depois de fazer o upgrade, mas notei uma coisa curiosa: se eu ficar muito agoniado ou agitado, minha mão quer fazer a rolagem à moda antiga e logo depois se corrige. Sinal de que meu córtex aprendeu direitinho como as coisas funcionam no OS X Lion, só que ainda falta as partes mais “animalescas” do meu sistema nervoso acompanharem. 😛

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
HandWriting Mail Pro HD

MM na App $tore: World of Goo, HandWriting Mail Pro HD, Frantic Frigate, Fishdom H2O: Hidden Odyssey HD (Premium) e mais!

Próximo Artigo

Infográfico: um apanhado geral dos rumores sobre o iPhone 5

Posts Relacionados