Acesso fácil a todo tipo de conteúdo usando qualquer coisa que tenha uma tela, em qualquer lugar, a qualquer hora. É mais ou menos essa a definição que Maynard Um, analista da UBS, dá para o que chama de “Sala de Estar Digital Global”, o Santo Graal para empresas como Apple, Google e Microsoft. Além destas três líderes, outras companhias estariam de olho neste mercado viabilizado pelo estado atual da tecnologia, dentre elas Sony, Amazon e Samsung.
A entrada de novos concorrentes, ainda que não seja impossível, é limitada pela falta de conteúdo a ser distribuído, a inexistência de integração entre diferentes aparelhos e o nível de investimento necessário para alcançar o estado em que os líderes se encontram.
Nesse aspecto, a Maçã tem uma vantagem ímpar. O diagrama acima representa diferentes aspectos da Sala de Estar Digital concebida por Um; campos em verde indicam um posicionamento forte no setor, e dá pra perceber imediatamente que a Apple já tem praticamente tudo preparado. Os diagramas de Google e Microsoft, por sua vez, estão predominantemente amarelos, enquanto um azarão como a Amazon tem quase tudo vermelho.
Para piorar a situação dos concorrentes, boa parte do ecossistema da Apple contém DRM (músicas antigas, vídeo, apps e livros), algo que torna a migração de usuários para outras plataformas onerosa demais. É quase como o lado negro do dito “Once you go Mac, you never go back”.
[via Fortune Tech]