O melhor pedaço da Maçã.

Google usa Gmail para testar sistema de notificações desktop em web apps

Ícone estilizado do Gmail

Há um projeto de padronização em andamento no W3C para a implementação de notificações desktop em web apps, e o Google tem feito importantes contribuições nesta área por meio do seu navegador Chrome, que nas suas versões de desenvolvimento sempre foi um palco para experimentos desse tipo — o que não é necessariamente algo ruim. A ideia é que um dia todos os navegadores serão capazes de nos mostrar informações atualizadas sobre serviços online abertos, mesmo enquanto trabalhamos em outras tarefas.

Publicidade

O projeto está bem perto de ser aprovado como padrão, e o Gmail tornou-se um dos primeiros web apps a tirar proveito dele nesta fase preliminar. Se você for usuário do Chrome, já pode ativar o sistema de notificações desktop do serviço com um clique nas suas preferências. Ao fazer isso, você será alertado sempre que receber uma nova mensagem ou uma pessoa iniciar um novo chat, sem necessariamente estar ligado no browser quando tais eventos ocorrerem.

Compatível com Windows, Linux e Mac OS X, o sistema de notificações do Google Chrome deverá chegar em breve a outros browsers por meio do padrão HTML5 — Safari, Firefox e Opera são cogitados como os próximos na lista, não necessariamente nesta ordem. No caso específico do Mac OS X, seria interessante que ele fosse integrado ao Growl (já usado por muitas pessoas), mas o Google não aparenta estar se esforçando muito para permitir isso no futuro.

[via Engadget]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Espero que você queira muito um iPhone 4 branco, pois talvez tenha que pagar mais por ele

Próx. Post

Navigon lança kit veicular para uso de GPS em iPhones

Posts Relacionados