O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Quanto custou montar a infraestrutura do iCloud? Provavelmente *muito* caro

Logo do asymco

Uma coisa é copiar software, que sai baratinho. Outra coisa é copiar hardware, pois já sai mais caro. Copiar uma infraestrutura de serviços, porém, pode ser verdadeiramente proibitivo. Horace Dediu, do asymco, traçou uma estimativa de quanto pode ter custado à Apple a montagem do data center da Carolina do Norte, que serve de base para o iCloud, e por enquanto chegou à conclusão de que só a terra onde o prédio está localizado pode ter custado a bagatela de US$750 milhões.

Publicidade

Investimentos da Apple em aquisição de imóveis - asymco

Além disso, em 2010 a Apple provavelmente investiu mais US$250 milhões na aquisição do terreno onde será erguido seu novo campus de Cupertino. Voltando à questão do data center, com um gasto dessa ordem fica bem evidente que a Maçã está comprometida a prover a melhor experiência possível para seus usuários (a quantidade de iGadgets fazendo backups e, em breve, de músicas indo pra lá e pra cá vai ser esmagadora) de uma forma que será praticamente impossível de concorrentes menores copiarem.

Afinal de contas, HP, Dell, Toshiba, Asus, Samsung, Nokia e HTC podem facilmente copiar o iPhone e vender como se fossem, oh!, um concorrente original. Construir um data center gigante para prover serviços de qualidade, por outro lado, é uma coisa que só “gente grande” como Microsofts, Googles e Amazons da vida conseguiriam repetir.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Steve Jobs Day

Coloque uma turtleneck preta neste Steve Jobs Day!

Próximo Artigo
Na loja com iPhone 4S

Vídeos do iPhone 4S: estabilizador de filmagens, adeus ao "Death Grip" e resistência a quedas [atualizado 3x]

Posts Relacionados