O melhor pedaço da Maçã.

Firefox chega à sua nona versão com a promessa de ser 30% mais rápido; Mozilla renova acordo com o Google [atualizado]

Ícone do Firefox

Ele já estava disponível para download há alguns dias, mas foi agora oficializado: falo do Firefox 9, que incorpora o Type Inference para uma melhoria de performance de JavaScript de até 30%, segundo a Mozilla.

Publicidade

Veja a evolução em testes:

Performance do Firefox 9

E as novidades não param por aí: o browser está agora mais bem integrado ao OS X Lion — tanto visualmente quanto em termos de gestos multi-touch —, agora permite a chamada do estado do Do Not Track via JavaScript, ganhou suporte ao font-stretch e melhorias no text-overflow, aprimoramentos no suporte aos padrões HTML5, MathML e CSS, além de ter recebido tradicionais correções de estabilidade e segurança.

Publicidade

Ainda ontem, a Mozilla anunciou também que firmou um novo acordo com o Google que o manterá como o sistema de buscas padrão do Firefox por pelo menos mais três anos. A parceria é fundamental para a fundação, visto que essa é a sua principal fonte de renda; também é curioso que a Microsoft não esteja mais brigando tanto assim para tentar popularizar o Bing, embora os termos não tenham sido divulgados.

O Firefox 9 pode ser baixado imediatamente para todas as plataformas. Mais detalhes sobre o update podem ser obtidos aqui.

Atualização

E pelo jeito a coisa foi ainda melhor que o esperado, para a Mozilla: vazaram números sobre o acordo e tudo indica que o Google agora pagará US$300 milhões anuais para ela, três vezes mais que antes — algo que a Microsoft não se dispôs a pagar para tornar o Bing, o buscador padrão do Firefox. Até mesmo o Yahoo! estava no páreo, mas eles têm ainda menos recursos para brigar.

Publicidade

Nada, nada, são quase US$1 bilhão nesse novo acordo de três anos. Bão, hein? 😉

[via parislemon]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Infográfico: os produtos Apple através da história dos filmes

Próx. Post

E a Apple já corrigiu os problemas do iOS 3.1.3 com a App Store

Posts Relacionados