O melhor pedaço da Maçã.

Mac vs. Fusca ou Ferrari vs. PC

Colaboração especial por Rodrigo Martins.

Publicidade

Você (usuário de PC), deve estar pensando: — Ai, meu Deus, lá vem mais um religioso defendendo o seu Mac. Bom, antes de mais nada (quero deixar bem claro), o objetivo desse artigo é esclarecer algumas dúvidas que as pessoas ainda têm na mudança de plataforma Windows para Mac. Mas, se algo soar como uma verdade absoluta, ou como uma pregação, peço perdão — é devido ao encanto que o mundo da maçã causa nas pessoas; quem tem um produto Apple sabe do que eu estou falando. Quem não tem, um dia vai descobrir, espero.

MacBook Pro Intel Core 2 Duo 2.33GHz 15Vamos lá… por onde começar? Hm… um Mac vale realmente quanto custa? Onde comprar? Fator importantíssimo na escolha da maioria das pessoas: preço. Mac é caro! Será?! Algumas — ou melhor, várias — pessoas costumam dizer: com o preço de um Mac é possível montar um “super PC”, com isso, com aquilo lá… realmente. Mas a grande questão é: o “isso” e o “aquilo lá” vão realmente funcionar? Vão satisfazer suas necessidades?

Às vezes, o barato sai caro. Qual carro requer mais manutenção: uma Ferrari ou um Fusca? Na questão preço é importante botar na ponta do lápis quanto custa a “encheção de saco” que um vírus pode causar, que a perda de arquivos (aquele documento bem importante, lembra?), que as telinhas “azuis” ou aquele barulhinho irritante (pam, pam) de erro… quanto custa passar por esses transtornos? Existem modelos de Macs mais em conta, e acreditem: vale muito mais a pena do que um PC montado.

Publicidade

Onde comprar? Sim, Macs no nosso mundinho tupiniquim, com as altas taxas de impostos custam realmente uma fortuna; a grande saída é trazer de fora, a menos que você precise de um financiamento ou parcelamento de sua compra. Se você não tiver ninguém que possa fazer esse “favorzinho”, uma grande opção é a B&H Photo Video, uma loja virtual, situada em Nova York que entrega no mundo todo e, acreditem se quiser, meu Mac chegou em 6 dias! — notem: isso não é normal. O prazo que eles me deram foi de 20 dias para um tipo especial de frete que solicitei, mas o comum mesmo é que as entregas sejam feitas em cerca de 45 dias.

Publicidade

“Estou satisfeito com meu PC, consigo fazer tudo nele sem problemas, pra quê gastar mais e trocar por um Mac?” Balela! Alguma vez na vida seu PC já falhou e te deixou na mão! “No Mac tudo é diferente, vou ter problemas com incompatibilidade de alguns softwares e hardwares.” Realmente. No Mac tudo é diferente. Ele é simples e funciona. Os novos Macs possuem processadores Intel e além de rodarem o Mac OS X eles rodam, nativamente, sem problema nenhum, o Windows. De uma forma bastante simples, utilizando o Parallels ou o Boot Camp, você tem a liberdade de instalar e utilizar os dois sistemas operacionais, ou algum outro qualquer, como o Linux.

Qual a grande diferença e por quê é tão melhor assim? Bom, voltemos ao titúlo… o que faz uma Ferrari ser melhor do que um Fusca? Design? Beleza? Todos os produtos da Apple são feitos com atenção aos mínimos detalhes. Não é à toa que são os mais bonitos. Mas, a questão não está em ser apenas bonitinho. O design é minuciosamente pensado na praticidade, nas coisas simples e óbvias que facilitam a vida das pessoas.

Sim… e o motor, hein? Ah… agora sim! A comparação está perfeita. O “motor” dos Macs, o coração da coisa e o que faz a grande diferença entre um Mac e um PC é o seu sistema operacional — o Mac OS X. Simples, funcional e intuitivo, essas são, na minha opinião, as palavrinhas que fazem o sistema da Apple ser idolatrado por seus usuários. Instalar programas, desinstalar, atualizar, tudo é muito integrado e intuitivo.

Publicidade

Importante ressaltar que se trata de um sistema super estável, sem vírus e sem spywares. Claro e óbvio — a interface é diferente, mas o que não causa problema nenhum, é tudo uma questão de tempo: logo, logo, você se acostuma e fica maravilhado como algumas ações que em um PC você daria 10 cliques para fazer no Mac apenas com um ou dois — resolvendo seu problema.

E o motor do Fusca, hein? Pára no meio do caminho? Toda hora tá na oficina? Alguma semelhança com algo que vocês conhecem? Ai, ai, viu Tio Bill… acho que o “Vista” dessa vez não foi o New Beetle…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

100 milhões de iPods já foram vendidos

Próx. Post

Leopard só chegará às nossas mãos em outubro

Comments are closed.

Posts Relacionados