O melhor pedaço da Maçã.

Estimativas de vendas de tablets com Honeycomb são assustadoramente… baixas

2011 - Ano dos copiadores (Year of the copycats)

“2011, the year of the copycats.” O Google não chegou a divulgar números oficiais sobre vendas de tablets com Honeycomb (na verdade, ele nem poderia, pois o hardware está na mão de sabe Deus quantas empresas diferentes), mas com um pouco de matemática e as parcas informações difusas que ele libera quase como se fosse o oráculo de Delfos é possível traçar uma estimativa esclarecida de quantas tablets teriam sido vendidas com essa versão do Android, e foi justamente o que o SlashGear fez.

Publicidade

2011 - Ano dos copiadores (Year of the copycats)

De acordo com números do Google, 1,8% de todos os gadgets com Android rodam o Honeycomb. Como o Honeycomb é exclusivo de tablets e já foram ativados 190 milhões de gadgets ao todo… chegamos ao impressionante número de 3,4 milhões de unidades vendidas em. Sete. Meses.

・∙•

Publicidade

Ouviu isso? É o som de milhões e milhões de tablets com Android envelhecendo em armazéns.

Claro, há alguma margem para erro nessa estimativa: o que o Google calcula é apenas a porcentagem dos gadgets que visitam o Android Market, então é bem capaz de haver tablets por aí que não são contabilizadas; além do mais, não estamos falando de todas, mas sim de todas que usam o Honeycomb, o que deixa as bizarrices que a Samsung fez com o Froyo, por exemplo, de fora.

Em todo caso, é interessante ver como isso se compara com, digamos, as vendas do iPhone 4S (um #epicFAIL, é bom lembrar) em um fim de semana. Além disso, estamos falando de uma comparação de todas as fabricantes parceiras do Google contra apenas uma empresa — e ainda é bom ressaltar que a maioria daquelas não vai muito além de copiar tudo o que esta faz.

Publicidade

Bela concorrência, ótimo pros consumidores. E nem pra vender algo por um preço menor, hein… Ah, e por falar em preço, é bom o Google tomar cuidado com a Amazon: em termos de rivalidade com o Android, o Kindle Fire (que usa um Android 100% Google-free) é uma ameaça infinitamente mais apavorante que o iPad jamais poderá ser.

Mas sabe como é, daqui a algumas semanas (talvez com o Ice Cream Sandwich), o Android vai melhorar muito e vai detonar completamente o iOS 5, o iPhone, o iPad e tudo o mais. Pelo menos é o que a gente ouve toda vez que o Google lança alguma atualização pro sistema operacional móvel dele. A esta altura, eu boto mais fé no Windows 8/Phone 7. 😛

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Andy Rubin, hoje no Google, afirma que o DNA de Steve Jobs já está impregnado na Apple [atualizado]

Próx. Post

Galaxy Nexus, da Samsung, deverá ser livre de patentes da Apple

Posts Relacionados