O melhor pedaço da Maçã.

Dica de leitura: o Cortex A15, da ARM, é um sério candidato a estar num futuro iPad… ou MacBook

Cortex A15

Cortex A15O passado do Mac OS X o condena: ele já viveu uma vida dupla secreta por vários anos, dividido entre processadores PowerPC e Intel. Quem garante que ele não está fazendo a mesma coisa agora, dando uma de santinho em nossos Core 2 Duo e Core i, enquanto circula pelos corredores de Infinite Loop amasiado com algum protótipo de processador ARM?

Publicidade

Se essa possibilidade atrai sua curiosidade e você entende algo da alma de processadores, vale a pena ler este artigo da WIRED sobre o Cortex A15, cuja arquitetura deverá chegar ao mercado na segunda metade do ano que vem.

Um dos grandes trunfos do A15, pelo menos no que pude captar do artigo, é sua pipeline fora de ordem: ela tornaria possível alcançar a performance de processadores x86 medianos sem incorrer em um consumo absurdo de energia, o que é o Santo Graal dos processadores móveis.

Agora… que tal uma curiosidade sobre a transição PowerPC/Intel? (Senta, que lá vem a história!) No dia da keynote que revelava ao mundo a transição para os Macs, Jobs tinha duas keynotes preparadas: numa, a Apple abraçava a arquitetura x86 da Intel; na outra, os Macs continuariam PowerPC. A decisão final foi tomada na manhã da apresentação e pegou todo mundo de surpresa.

Publicidade

No fim das contas, Jobs gostava de ter opções, e tudo indica que hoje as coisas não estão diferentes — não há nenhum “se”, quanto a uma versão do OS X Lion adaptada para processadores ARM. Se a Apple vai apostar numa volta ao tempo em que seus computadores eram diferentes dos PCs também no hardware que os movia, aí é outra história. Até lá, podemos pelo menos esperar tranquilos que todo esse poder de processamento do Cortex A15 chegue aos iGadgets, pois não há nenhum “se” nisso. 😉

P.S.: Se você ficou confuso com essa história de A15, pensando que ele é algum parente (tri)distante do Apple A5, não foi o único. Saiba que as “linhagens”/numerações Cortex e Apple de processadores móveis não são diretamente relacionadas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Suposto componente de iPad 3 pode indicar redução no tamanho do dock de 30 pinos

Próx. Post

Igual, mas diferente: sensor de luminosidade do iPhone 4S mudou de posição

Posts Relacionados