O melhor pedaço da Maçã.

Review: olloclip adiciona três lentes no iPhone

Em maio, falamos aqui no site sobre o olloclip. Graças ao crescimento do Kickstarter — um espaço onde aspirantes e pequenos empreendedores podem angariar fundos para seus projetos —, ideias tão legais como essa podem sair do papel!

Publicidade

Mesmo sendo um acessório tão pequeno, trata-se de um kit com três tipos de lentes para a câmera do iPhone: olho de peixe (fisheye, 180º), grande angular (wide-angle) e macro (de até 10x de aproximação). Para trocar entre uma e outra, é só mudar de lado… De um lado está a fisheye, do outro a wide-angle e, desrosqueando a última, aparece a pequena macro.

[Observação: a imagem acima — publicada no site do fabricante — parece estar com um suporte Glif. Deve ser a melhor opção para quem quer apoiar o iPhone em conjunto com as lentes da olloclip, então já vou garantir um para dar essa resposta a vocês!]

Olho de peixe

Começando pela fisheye, que era a lente que eu mais queria testar. Essa distorção “olho de peixe”, que nem precisa de muitas explicações, deixa a foto com um estilo bem interessante!

Grande angular

Assim como a olho de peixe — e como o seu próprio nome já diz —, a grande angular permite que a câmera englobe um ângulo maior na foto — em termos coloquiais, que fique claro. Além da leve distorção, o legal é que a fotografia pode alcançar uma área bem maior à sua volta. As fotos abaixo, por exemplo, foram tiradas do mesmo ponto, sem mudar a posição do iPhone.

Minha única reclamação quanto ao kit todo é em relação às cores da lente wide-angle. Assim como as imagens mostram, ela fica com uma diferença cromática fácil de notar. Nada que não possa ser corrigido com filtros simples, no próprio iPhone, mas alguns podem não gostar da alteração.

Macro

Achei que essa seria a menos interessante das lentes… e errei feio! Foi a opção com a qual mais gostei de brincar, especialmente para acompanhar criaturas estranhas que encontro por aí. Segue um vídeo no qual tentei mostrar essa bela ampliação macro do kit.

Publicidade

YouTube video


✔ PRÓS

  • É apenas um acessório, então facilita para deixar sempre à mão.
  • Não precisa colar adaptadores no aparelho, nem usar capinhas e clipes adicionais, como em outras marcas.
  • Trocar entre as lentes é bem fácil e o encaixe fica seguro no iPhone.
  • O foco é “encontrado” facilmente pelo próprio app Câmera do iOS.
✘ CONTRAS

  • Não pode ser usada em conjunto com a maioria das capas e stands, pelo encaixe com o aparelho.
  • É compatível apenas com os dois últimos modelos de iPhone (o 4 e o 4S).
  • Há uma leve alteração cromática na lente grande angular, como citei acima.
  • O botão de desligar fica escondido enquanto o acessório está preso ao aparelho.

Concluindo, curti bastante esse novo acessório. Já havia testado lentes da Photojojo e devo dizer que gostei mais da olloclip, tanto pela praticidade como pela qualidade final da fotografia. As imagens foram feitas com um iPhone 4, então com um 4S deve ter um resultado melhor ainda… Esperem até eu botar as mãos em um para trazer mais um(ns) videozinho(s) de teste! 😉

Esse tipo de acessório é um grande passo para as câmeras/fotos casuais, e tomara que o Kickstarter facilite a vida de quem tem mais projetos bons que ainda estão no papel… Bom pra eles, como fabricantes, melhor ainda pra nós, como usuários.

O kit olloclip custa US$70 no site oficial e tem as opções de cores preta e vermelha. É um preço um pouco acima de suas concorrentes, mas vale lembrar que cada produto da categoria costuma ter apenas um tipo de lente.

Sempre que faço um post avaliando acessórios, fico triste em dizer a mesma coisa: achar o produto no Brasil não só é raro, como quase impossível. As lojas brasileiras — revendedoras oficiais ou não — têm pouquíssimas opções de marcas e modelos e lojas “alternativas” costumam vender produtos xing-ling com preço de lebre. Principalmente no caso de lentes, as versões sem-marca podem apresentar aberrações cromáticas, desfoque (pelo encaixe não ser muito preciso) e ainda arranhar o seu aparelho, pra completar a “economia”. Tomara que isso melhore com a tal fabricação do iPhone em terras nacionais, não é?

Espero que tenham curtido o review. Foi bem divertido testar os brinquedinhos e… nos vemos no Instagram, hehe!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dica: a Siri pode reiniciar a Springboard do seu iPhone 4S!

Próx. Post

ITC aponta novo juiz para o caso Kodak vs. Apple e RIM, o qual será julgado em 30 de dezembro

Posts Relacionados