O melhor pedaço da Maçã.
Tim Cook apresenta o Apple Silicon

Apple usará processadores fabricados nos EUA e na Europa

Como a gente vem relatando nos últimos meses, a Apple pretende diversificar o centro de produção de seus principais aparelhos, hoje muito focado na Ásia — mais especificamente, na China. E os planos da empresa americana, ao que tudo indica, são ambiciosos.

Publicidade

De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, Tim Cook revelou em uma reunião interna com funcionários que pretende mover a produção de uma peça chave dos aparelhos da empresa (os processadores) para os Estados Unidos. Tal mudança começaria a ser colocada em prática em dois anos (ou menos), provavelmente em meados de 2024.

Isso será possível graças à construção de uma fábrica da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, empresa que fabrica os chips da Maçã, no estado americano do Arizona. A TSMC, vale recordar, está de olho nos generosos incentivos oferecidos pelo governo do país visando a expansão da fabricação de semicondutores por lá.

O grande problema é que, até onde se sabe, a fábrica há muito anunciada pela TSMC produzirá chips no processo de 5 nanômetros, tecnologia que está atrás da que já é empregada pela Apple em seus chips (de 4nm) e da que a empresa pretende adotar nos próximos anos (de 3nm).

Publicidade

Segundo Gurman, há duas alternativas claras: pode ser que a TSMC introduza a fabricação de chips de 3nm mais rapidamente ou que a Apple use a fábrica do Arizona para adquirir componentes menos complexos para a fabricação de seus chips.

Porém, tudo indica que Cook pode ter se referido a uma segunda fábrica que a TSMC está construindo no estado, como relatou o The Wall Street Journal na semana passada e foi confirmado pela própria empresa.

Embora a TSMC ainda afirme que a decisão final sobre o processo de fabricação dos chips na nova fábrica não tenha sido tomada, tudo indica que o novo espaço será destinado à fabricação de chips no processo de 3nm, o que coincidiria com o anúncio de Cook.

Ainda segundo Gurman, os planos de expansão da Apple não se restringem à América, visto que a empresa também deverá comprar chips produzidos pela TSMC na Europa, futuramente.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Netflix agora permite desconectar de dispositivos indesejados

Próx. Post

Qualcomm anuncia Snapdragon 8 Gen 2, seu chip mais avançado

Posts Relacionados