O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Canalys: mercado de PCs cresceu 18% no terceiro trimestre de 2011

Computadores da Apple

De acordo com a firma de análises Canalys, o mercado global de PCs cresceu 18% no terceiro trimestre de 2011, se comparado ao mesmo período do ano anterior — apesar da proliferação de tablets iPads, o que, de acordo com a firma, atrapalhou as vendas de desktops (crescimento de 8%), notebooks (crescimento de 9%) e, especialmente, netbooks (queda de 28%).

Publicidade

Computadores da Apple

Enquanto isso, as vendas de tablets no Q3 foram quase três vezes maiores que em 2010, com o iPad crescendo 166%. Apesar disso, o market share do gadget da Maçã caiu de 96% (Q3 2010) para 67% (Q3 2011), com Samsung, ASUS e Acer conquistando mais mercado.

Para o próximo trimestre — somando tablets e PCs —, a Canalys espera que a Apple permaneça na segunda posição, com 15% do mercado, enquanto a HP lideraria o trimestre (16%). Atrás, teríamos Lenovo (12%), Dell (10%) e Acer (10%).

Publicidade

“As batalhas judiciais entre Apple e Samsung mantiveram as tablets das empresas em foco ao longo do Q3”, afirmou o analista Tim Coulling. “O resultado é que o mercado de tablets basicamente se resume às duas empresas. Contudo, a concorrência está se intensificando, conforme outras marcas tentam entrar no mercado.”

Kindle Fire

Para as compras de Natal, a Canalys acha que o Kindle Fire, da Amazon, fará bastante sucesso com seu preço agressivo de US$200. A combinação de preço baixo mais conteúdo em áudio e vídeo dará ao Kindle vendas superiores a 2 milhões de unidades no próximo trimestre, com a Amazon subindo para a segunda posição no mercado norte-americano de tablets. Contudo, nada se sabe sobre a expansão internacional do Kindle Fire. Além disso, a firma de análises não consegue afirmar com precisão se usuários de versões anteriores do Kindle migrarão para esse novo gadget.

Publicidade

Comentando a decisão da HP de cortar o preço do TouchPad e de desistir das vendas de produtos com webOS, Coulling afirma que o preço é um fator crítico na determinação do sucesso de um produto desses.

[via MacNews]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ícone do Jawbone Up

Jawbone UP, pulseira para acompanhar seu ritmo diário, chegará em 6 de novembro

Próximo Artigo
Ícone - Hands-Free Control

Hack para o Cydia ativa Siri ou Voice Control do iOS pela… voz! ;-)

Posts Relacionados