O melhor pedaço da Maçã.

Conheça o Agenda, app de notas com foco em datas

Agenda app

Em um mundo submerso por todo tipo de informação, encontrar um documento ou uma anotação na hora que você precisa pode se tornar uma tarefa mais demorada do que gostaríamos. As possibilidades tecnológicas são tantas que, por vezes, podemos perder muito tempo apenas para encontrar uma única nota.

Publicidade

Para essa e outras tantas ocasiões, eu lhes apresento um aplicativo vencedor do Apple Design Award, o Agenda.

Os desenvolvedores definem o Agenda como um app “de notas com foco em datas”. O que isso quer dizer, na prática, é que você encontra um aplicativo de notas simples, porém com grandes possibilidades apenas pelo fato de atribuir datas a elas.

O app contempla qualquer tempo: o passado, o presente e o futuro. Como assim?

Publicidade

No presente, você pode querer simplesmente fazer notas rápidas, para serem utilizadas no exato momento e depois serem descartadas. Para o passado, talvez seja importante você ter o registro de notas relacionadas a algum projeto ou assunto específico, que poderão ser revisitadas a apenas alguns toques, de acordo com sua data. Já para o futuro, você pode adicionar todas as notas que precisará para uma reunião ou um compromisso, atribuir uma data e, no dia marcado, a nota aparecerá na aba “Hoje” do aplicativo.

Dentro de uma nota, os parágrafos podem ser estilizados de diversas maneiras, sendo possível utilizar Markdown para aplicar rapidamente itálico, negrito, títulos, entre outros. É possível adicionar, junto ao texto, imagens e outros anexos, além de #tags e @pessoas (apesar de não ser possível, por enquanto, edição compartilhada), que podem agilizar bastante em pesquisas posteriores. Quanto à formatação, há ainda a opção de adicionar blocos de código, listas enumeradas (ou não), listas de tarefas e mais.

Em termos de design, o app é bem simples, mas muito aprazível de se ver. Ele possui temas claro e escuro, que podem ser modificados automaticamente conforme o sistema — ou manualmente. As notas aparecem dentro de um projeto como blocos, que podem ser facilmente reordenados, recolhidos (caso queira focar em apenas uma nota por vez), fixados no topo de um projeto, transformados em uma nota de rodapé, marcados como “Concluído” ou como itens “Na Agenda” (ou seja, as notas “principais”, que você está trabalhando atualmente, mas não necessariamente hoje — você decide o que terá nessa aba).

Agenda app

Encontrar uma nota é realmente muito fácil nesse app, tanto pela data quanto pelas palavras. Além de podermos visualizar as notas relacionadas na barra lateral direita (busca em outras notas as mesmas palavras-chave, tags e pessoas ou que são vinculadas manualmente), o app permite que usuários salvem buscas específicas, as quais ficam fixadas na barra lateral esquerda para fácil acesso.

Publicidade

Para organizar melhor suas notas, você pode criar categorias, sub-categorias e projetos. Uma vez em um projeto, tocando no nome, é possível ver todas as notas nele como um índice, uma forma rápida de navegar dentro do projeto.

Ao sincronizar os apps Calendário e Lembretes, é possível visualizar, criar e editar eventos e lembretes, assim como linkar uma nota (o que adicionará um link da Agenda no Calendário). Um dos recursos mais legais é que, uma vez que uma nota é atribuída a uma data, o calendário à direita mostrará os eventos que aconteceram por volta da data na nota, o que faz com que você basicamente “volte/avance no tempo”.

Publicidade

Você consegue importar informações do app Notas, do Evernote e arquivos em Markdown; exportar para PDF, Markdown e Rich Text. Seus dados podem ser atrelados tanto ao iCloud quanto ao Dropbox.

A nova versão do aplicativo foi lançada para aproveitar o melhor dos novos sistemas da Maçã (iOS 14, iPadOS 14 e – futuramente – o macOS Big Sur), ou seja, com suporte a VoiceOver, ao Scribble, a widgets, etc. Temos, também, uma ótima novidade: o aplicativo agora está completamente traduzido para o português (do Brasil e de Portugal)!

Agenda app

O Agenda 11 é gratuito para baixar no iOS/iPadOS e no macOS, mas possui um sistema de compra superbacana: se você quiser desfrutar alguns recursos a mais, pode adquirir a versão Premium por R$84,90 para iOS/iPadOS ou R$194,90 para iOS/iPadOS e macOS.

A parte interessante é que, depois de pagar, você literalmente “compra” o app. Não é uma assinatura que você precisa renovar; uma vez que comprou, é seu para sempre e você pode desfrutar de todas as novidades dentro do período de um ano.

Caso você queira continuar recebendo atualizações, pode continuar pagando, mas caso não queira, você continuará com todas as funcionalidades pelas quais pagou para o resto da vida. Você pode ver nessa página [em inglês] a lista atualizada de funcionalidades que você vai adquirir ao comprar.


Ícone do app Agenda: Notas mais calendário
Agenda: Notas mais calendário de Momenta B.V.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 18.3.2 (98.8 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Agenda - Notas mais calendário
Agenda - Notas mais calendário de Momenta B.V.
Compatível com Macs
Versão 18.3.2 (73 MB)
Requer o macOS 10.14 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Review de leitor: HBO GO para Apple TV

Próx. Post

Juíza federal impede banimento do TikTok nos Estados Unidos

Posts Relacionados