Strategy Analytics: mercado de apps não é lá muito competitivo

iPad 2 e App Store

Ao estudar a rotatividade das listas Top em diversas lojas de apps, a Strategy Analytics criou o App Store Competitive Index para avaliar a quantas anda a competitividade nesse mercado. Por ora, as notícias não são boas: a diferença entre os mercados mais e menos competitivos é de apenas 10%, o que indica que todos sofrem um pouco com a sedimentação de grandes nomes e a rarefação de oportunidades de crescimento.

Publicidade

iPad 2 e App Store

Mas vamos dar nome aos bois: a loja de apps para iPad foi a mais competitiva, pelos dados da Strategy Analytics, sendo seguida pela App Store para iPhones/iPods touch. Isso indica que, para desenvolvedores, a melhor pedida ainda é investir no iOS em primeiro lugar. Logo atrás vieram o Android Market e o BlackBerry World, enquanto na laterna ficou a Amazon Appstore — o que não é um bom agouro para o Kindle Fire.

“Infelizmente, a democratização do processo de distribuição de apps também teve uma consequência não intencional — a coroação de reis e rainhas que dominam as listas Top 100 por longos períodos de tempo”, disse a Strategy Analytics. “Muitos desenvolvedores preenchendo os corredores virtuais hoje não conseguem viver de vender apps, e eles vão acabar parando de trabalhar e abandonando as plataformas por completo.”

Publicidade

Enquanto isso, a App Store enfrenta ainda outro problema (se bem que é até um problema bom de se ter): o império dos jogos nas listas Top. Como um utilitário poderia concorrer com Angry Birds?

[via Electronista]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…