O melhor pedaço da Maçã.

Analista avalia que Google poderá sofrer com buscas da Siri

Ícone da Siri

Há um ano, só havia uma fonte à qual recorrer no caso de querer saber com o que uma doninha se parece: Google. Só que… como dizer? Os resultados não são muito convidativos, é preciso clicar em Images e, ainda assim, o que aparece é meio… heterogêneo, a partir da terceira linha de imagens.

Publicidade

Com o que uma doninha se parece? - Google

Agora pergunte à Siri — ou ao irmão sabido dela.

Siri - What does a weasel look like?

Ah, isso é uma doninha! E isso é um resultado de busca útil (ainda que não seja tão cômico).

Publicidade

O analista Nigam Arora usou restaurantes indianos (e não mamíferos do gênero Mustela) para fazer uma comparação semelhante e apontar que, de busca em busca, a Siri pode acabar fazendo o dinheiro que vem de publicidade sumir.

Toda busca no Google pode vir com links patrocinados, e cada clique nesses anúncios dá um trocado para a gigante de Mountain View. Uma busca por restaurantes feita pela voz, com a ajuda da Siri, por outro lado, traz resultados do Yelp (pelo menos nos EUA) e em nenhum momento passa pelo Google.

Publicidade

Numa enquete com 40 donos de iPhones 4S, Arora avaliou que nenhum deles recorre ao Google quando a Siri consegue responder uma pergunta, e 27 deles disseram que, desde a compra do novo smartphone, não fizeram mais nenhuma busca direta lá — essa última parte é meio difícil de acreditar, já que a caixa de busca do Mobile Safari é, por padrão, do Google.

Mesmo assim, agora (mais que nunca) é hora de a gigante de buscas investir no Android, pois o pessoal de Cupertino parece estar beliscando o ganha-pão dela pelas beiradas. Conforme a Siri crescer, se menos buscas forem feitas com o Google, a situação poderá ficar preocupante — especialmente se a humilde assistente virtual da Maçã sair do iPhone 4S e for parar em outros iGadgets ou no Mac.

E você, se tivesse a Siri no bolso, pararia de usar as buscas do Google para encontrar respostas fundamentais à existência humana na superfície da Terra?

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Winamp chega ao Mac OS X, oferecendo sincronização de músicas com o seu app para Android [atualizado]

Próx. Post

Apple distribui bônus em ações de US$60 milhões para cada um dos seus principais executivos

Posts Relacionados