O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Analista avalia que Google poderá sofrer com buscas da Siri

Ícone da Siri

Há um ano, só havia uma fonte à qual recorrer no caso de querer saber com o que uma doninha se parece: Google. Só que… como dizer? Os resultados não são muito convidativos, é preciso clicar em Images e, ainda assim, o que aparece é meio… heterogêneo, a partir da terceira linha de imagens.

Publicidade

Com o que uma doninha se parece? - Google

Agora pergunte à Siri — ou ao irmão sabido dela.

Siri - What does a weasel look like?

Ah, isso é uma doninha! E isso é um resultado de busca útil (ainda que não seja tão cômico).

Publicidade

O analista Nigam Arora usou restaurantes indianos (e não mamíferos do gênero Mustela) para fazer uma comparação semelhante e apontar que, de busca em busca, a Siri pode acabar fazendo o dinheiro que vem de publicidade sumir.

Toda busca no Google pode vir com links patrocinados, e cada clique nesses anúncios dá um trocado para a gigante de Mountain View. Uma busca por restaurantes feita pela voz, com a ajuda da Siri, por outro lado, traz resultados do Yelp (pelo menos nos EUA) e em nenhum momento passa pelo Google.

Publicidade

Numa enquete com 40 donos de iPhones 4S, Arora avaliou que nenhum deles recorre ao Google quando a Siri consegue responder uma pergunta, e 27 deles disseram que, desde a compra do novo smartphone, não fizeram mais nenhuma busca direta lá — essa última parte é meio difícil de acreditar, já que a caixa de busca do Mobile Safari é, por padrão, do Google.

Mesmo assim, agora (mais que nunca) é hora de a gigante de buscas investir no Android, pois o pessoal de Cupertino parece estar beliscando o ganha-pão dela pelas beiradas. Conforme a Siri crescer, se menos buscas forem feitas com o Google, a situação poderá ficar preocupante — especialmente se a humilde assistente virtual da Maçã sair do iPhone 4S e for parar em outros iGadgets ou no Mac.

E você, se tivesse a Siri no bolso, pararia de usar as buscas do Google para encontrar respostas fundamentais à existência humana na superfície da Terra?

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Winamp para Mac com Android

Winamp chega ao Mac OS X, oferecendo sincronização de músicas com o seu app para Android [atualizado]

Próximo Artigo
Maçã e dinheiro

Apple distribui bônus em ações de US$60 milhões para cada um dos seus principais executivos

Posts Relacionados