Este ano está sendo duro para a Apple, que já perdeu executivos como Ron Johnson, vice-presidente sênior de varejo, Dag Kittlaus, cofundador da Siri, Andy Miller, chefe do iAd, Richard “Chip” Lutton Junior, advogado-chefe de patentes, John Herbold, gerente sênior de produtos iCloud, Bertrand Serlet, vice-presidente sênior de engenharia de software, Allison Johnson, vice-presidente de comunicações de marketing, Bill Nguyen, cofundador do Lala, entre outros.
De acordo com o 9to5Mac, a bola da vez é John Theriault, vice-presidente global de segurança, que esteve envolvido diretamente no caso do protótipo do iPhone 4S (ou 5, vai saber) perdido [1, 2, 3, 4, 5, 6].
Theriault, um ex-agente especial do FBI que trabalhou na equipe de segurança da Pfizer, entrou para a Apple em 2007, ajudando a empresa no combate a falsificadores asiáticos, e respondia diretamente a Bruce Sewell, vice-presidente sênior e conselheiro geral da Maçã.
Não está claro se Theriault foi demitido após os últimos episódios de perda de protótipo, ou se ele mesmo pediu as contas. A verdade é que a Maçã já estava buscando outros especialistas em segurança — resta saber se para substituirem Theriault ou para trabalharem com ele.
Atualização por Rafael Fischmann
O AllThingsD confirmou independentemente a saída de Theriault da Apple e, embora fontes confirmem que o caso do protótipo tenha a ver com esse movimento, o real motivo para tal seria de que o executivo está se aposentando.
Atualização II por Rafael Fischmann
De acordo com fontes da CNET, Theriault teria sido “convidado a se aposentar” pela Apple.